Audiência pública avalia o Plano Municipal de Educação de Itaberaba; propostas podem ser incluídas até dia 28 de novembro

O Plano Municipal de Educação (PME) de Itaberaba foi tema de uma audiência pública que aconteceu ontem (16) no auditório do campus 13 da Universidade do Estado da Bahia.

A audiência que começou por volta das 14h serviu para subsidiar os debates sobre os resultados alcançados e consolidados no documento preliminar do PME. O evento reuniu membros do Fórum Municipal de Educação do Conselho Municipal de Educação e da Equipe Técnica para Monitoramento e Avaliação do PME, além de professores, coordenadores e gestores da educação. A audiência contou também com a presença da secretária de educação, Nogma Brito é da diretora do NTE 14, Valdeci Santana.

Quem esteve presente na audiência pôde acessar o formulário através de um QRcode e participar da elaboração das propostas.

Para quem quer contribuir com o plano municipal, o formulário fica disponível até o dia 28 de novembro, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8o-R9aLF9nbKls-9n3toCZBTs7NkSsQXo0pOAG0W2moTzVQ/viewform

As propostas para o município devem ser elaboradas com base no Plano Nacional de Educação. No formulário é possível acessar o PNE através de um link disponível.

A secretária Nogma Brito fez um balanço dos avanços da Educação em Itaberaba destacando as novas escolas e creches construídas pelo Governo Municipal e a valorização dos profissionais da educação. Um dos principais avanços segundo, Nogma Brito foi na Educação Inclusiva. “Graças ao trabalho do Governo Municipal, Itaberaba é uma referência para muitas cidades na Bahia, porque conta com unidades escolares muito bem equipadas com salas de recursos de educação especial inclusiva e com profissionais especializados. São 23 salas de recursos e 21 especialistas em Educação Especial na rede municipal de ensino”.

A secretária citou ainda o Centro de Apoio Pedagógico em Educação Espacial (Ceape) de Itaberaba, que é modelo para outras cidades baianas e destacou o desempenho da educação no município durante a pandemia, “conseguimos atravessar a pandemia da Covid-19 superando os desafios com muita dificuldade, investindo em recursos tecnológicos e dando suporte técnico e psicológico para os professores. Vencemos e isso deixou um grande legado para nós”.

O Plano Nacional de Educação determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O Governo Municipal de Itaberaba, o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação convida a população a participar da avaliação e monitoramento do plano municipal com base no PNE para que a cidade continue avançando na educação infantil, na educação fundamental, na educação do campo, na valorização dos profissionais e em todas as áreas que compõem o sistema de educação.

Fonte: Secon Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo