Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales comemorou o Dia da Chapada Diamantina com roda de conversa

Cada um dos participantes da roda contou sua história e vivencias na Chapada

O dia da Chapada Diamantina foi comemorado com uma roda de conversa na Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales. A importância do empoderamento e o pertencimento dos moradores no conhecimento paisagístico, cultural, turístico e econômico foram pautas na roda. Frisando que a abordagem nas escolas sobre as histórias das pessoas do município, é essencial para que a cultura de Andaraí se mantenha viva para as próximas gerações.

Cada um dos participantes da roda contou sua história e vivencias na Chapada, abordando o título da roda de conversa: “Você conhece a Chapada Diamantina?”. Ressaltou-se a importância de entender a territorialidade da Fazenda Velha, Igatu, Mocambo, Paty e demais comunidades, não só não pelo local onde residem, mas, por todas as relações sociais e atividades cotidianas nele cultivadas.

Ao levantar o tema do “Porquê do nome Chapada Diamantina?”, foram reproduzidos vídeos antigos que contam a história da Chapada e sobre a lapidação de Diamantes, chegando à conclusão de que a origem da nomenclatura advém da formação geográfica e de suas lavras Diamantinas.

O evento foi finalizado com uma ação de educação ambiental, ensinando às crianças a importância da arborização com um plantio de mudas nativas na Escola Stefano Talenti.

Ascom; Andaraí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo