Com apresentações musicais, palestras e exposições, Prefeitura de Jequié promove XVI Festa do Cacau Clonado do Distrito de Florestal

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e Secretaria de Cultura e Turismo, e a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal (ACMPRF), com apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), realizaram de sexta a domingo, dias 2, 3 e 4, a XVI Festa do Cacau Clonado do distrito de Florestal. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; demais secretários municipais; os vereadores, Walmiral Marinho; Eduardo Simões, o Duda; Joaquim Caires; e Ladislau Bulhões, o Bui; equipe técnica das secretarias municipais participantes; além de um grande público de moradores da localidade.

O evento celebrou a importância da lavoura cacaueira da localidade, uma das principais fontes de renda dos moradores, chegando a empregar centenas de pessoas, e contou com um ciclo de palestras técnicas, voltadas ao empreendedorismo rural, linhas de crédito, manejo intensivo de cacau e nutrição de plantas, além de uma vasta programação musical. A sexta-feira foi dedicada ao louvor gospel, com o cantor Euler Cézar; O sábado teve a animação de Jeff do Piseiro e o desfile para a escolha da Rainha do Cacau, com a participação de jovens estudantes do Centro Educacional Landulfo Caribé e a eleita deste ano foi a Ingrid Silva Santos; e no domingo, dia da Cavalgada das Mulheres, foi a vez da apresentação da banda Bonde do Vaqueiro e da tradicional “Quebra do Cacau”, com as duplas se revezando na quebra da casca do fruto, sagrando-se vencedor a dupla que conseguir juntar a maior quantidade de polpas de cacau em menor tempo. A Festa do Cacau Clonado foi encerrada com show da cantora Bruna Cascais.

“Fazemos uma avaliação muito positiva desse retorno da Festa do Cacau de Florestal, após mais de dois anos sem poder ser realizada em função da pandemia da Covid-19. Tivemos uma boa participação dos produtores rurais, que vieram assistir ao ciclo de palestras, estas muito proveitosas e interessantes. Os palestrantes colocaram as inovações, conhecimentos, que vão somar, quando em prática, para cada produtor. No mais, é agradecer a todos pelo empenho, aos parceiros que nos ajudaram na realização do evento que reafirmou o caráter produtivo e a importância da lavoura do cacau como uma das fontes econômicas de Florestal.”, disse o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos.

Fonte: SECON Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo