Desfile do 7 de Setembro em Itaberaba volta depois de dois anos para celebrar os 200 anos da Independência

O prefeito Ricardo Mascarenhas, a primeira dama Suzana Matias e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Almeida abriram o evento.

O desfile cívico do Sete de Setembro que marcou o bicentenário da Independência do Brasil foi realizado em Itaberaba na manhã da quarta-feira (7). O tradicional evento que não acontecia desde 2019 por conta da pandemia da Covid-19 teve como tema “Brasil Ontem e Hoje: 200 anos da Independência.

As atividades tiveram início com o hasteamento da Bandeira do Brasil, da Bahia e de Itaberaba ao som do Hino Nacional Brasileiro, Hino da Independência e do Hino de Itaberaba. O prefeito Ricardo Mascarenhas, a primeira dama Suzana Matias e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Almeida abriram o evento.

O desfile iniciou na Avenida Ruy Barbosa e contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, bandas de fanfarras, além de agremiações como o Clube de Desbravadores da Igreja Adventista, jovens da Ordem Demolay e 26 escolas do município.

Durante toda a manhã milhares de pessoas ocuparam as ruas e a praça para acompanhar o percurso. As apresentações mais aplaudidas pelo público foram a das escolas que narraram a história do Brasil desde a chegada da côrte real até os dias atuais. O grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822, símbolo da Independência do Brasil, foi representado com performance teatral.

Os alunos encenaram as diversas fases políticas e econômicas do pais com destaque para as lutas pelo fim do regime escravocrata, as revoluções civis e militares, Independência da Bahia, o fim da monarquia e os períodos do sistema republicano.

Outros temas trazidos pelas escolas foram as conquistas dos direitos trabalhistas durante as décadas de 40 e 50 e do direito ao voto feminino. Outros processos históricos narrados foram as lutas civis na segunda metade do século 20 com destaque para o movimento feminista, os protesto contra o Regime Militar e os movimentos em prol das pautas ambientais dos anos 60 e 70.

O público presente ainda pôde reviver as diretas já, a constituição de 1988 e a luta dos movimentos sociais dos anos 80 e 90. Frases como “abaixo a ditadura”, “diretas já”, “todo poder emana do povo”, marcaram a narrativa presente no desfile. Chico Mendes, Paulo Freire, Ayrton Senna, Dilma Rousseff, Dom Phillips e Carlos Marighella foram algumas das personalidades homenageadas.

Um dos momentos mais emocionante foram as homenagens aos itaberabenses que perderam a vida para a covid-19. A corrida pelo desenvolvimento das vacinas, a valorização da ciência e o trabalho desempenhado por médicos e enfermeiros também foram lembrados.

Os estudantes terminaram trazendo os temas atuais da tecnologia digital, games, conectividade e redes sociais.

O desfile foi finalizado na Praça J. J. Seabra onde estava instalado o palanque com a presença de autoridades representantes do Governo Municipal, Câmara de Vereadores e Polícia Militar.

O desfile do Sete de Setembro foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itaberaba através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Comunicação (Secom) e contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Secom: Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo