Durante Expoparaguaçu, Itaberaba abre circuito nacional de exposição ranqueada de cavalos da raça Mangalarga.

Inscritos mais de 60 animais dos mais variados criatórios da Bahia e de outros estados.

Foto: Reprodução

Portal da Chapada Diamantina – A primeira Exposição de Cavalos Mangalarga do Brasil em 2022 será realizada em Itaberaba, durante a 4ª Expoparaguaçu e Feira de Agricultura Familiar que vão acontecer entre os dias 24 e 27 de março no Parque do Horto, localizado na BR 242.

Inscritos mais de 60 animais dos mais variados criatórios da Bahia e de outros estados. Os animais serão submetidos a julgamento por um juiz especializado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga. Serão considerados critérios como morfologia, em que o juiz avalia os traços físicos do animal, depois considera-se os movimentos do cavalo. A avaliação é feita por categoria de idade e pelagem.

No dia 27 os três melhores colocados recebem os troféus de campeão, vice-campeão e terceiro lugar. A pontuação dos cavalos se somará ao ranking nacional como acontece em todas as exposições do circuito que vai até o final do ano quando o campeão é conhecido.

Outras duas competições da raça mangalarga também vão acontecer durante a Expoparaguaçu, o campeonato de marcha e o campeonato de função.

A raça mangalarga é conhecida pela capacidade de unir agilidade e elegância nos seus movimentos. Outras características são explosão no arranque, facilidade no adestramento, temperamento manso e resistência física. Suas origens se deram por volta de 1812 no estado de Minas Gerais a partir do cruzamento das raças Andaluz e Alter com animais de raça Berberes. O baixo custo de manutenção, já que o animal pode ser criado em regime de pasto, é outro ponto positivo para na criação do mangalarga.

Fonte: Secom Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo