Em Itaberaba, Expresso Odontológico atendeu a 231 pacientes e realizou 292 procedimentos no mês de abril

A equipe do Expresso Odontológico faz o agendamento das ações a partir da demanda apresentada pelos postos de cada localidade.

Divulgado na sexta-feira (29) pela Secretaria Municipal da Saúde, dados consolidados do Expresso Saúde Odontológico do mês de abril de 2022. O projeto que atende a todas as localidades rurais, atendeu 231 pessoas e realizou 292 procedimentos nos povoados de Alagoas, Barro Duro, Vitório, Vila Nova, Vila Santa Helena, Lajedo Coberto, Mandú, Formosa, Cajás, Lagoa do Curral e Vazante.

A equipe foi composta por dois cirurgiões dentistas, dois auxiliares de consultório odontológico, um técnico de enfermagem, um cabeleireiro, um motorista e um coordenador, que presta serviços para as comunidades rurais de segunda a quinta. Na sexta-feira o serviço pode ser acrescentado na zona rural, caso precise, ou pode atender nas áreas mais carentes da zona urbana.

Os atendimentos são realizados em um caminhão com salas equipadas com duas cadeiras odontológicas, e, a depender da demanda, pode estar estruturada para oferecer atendimento com médico, enfermeiro e nutricionista e para realiza exames de ultrassom, raio-x, eletrocardiograma, coleta laboratorial. Além dos serviços odontológicos, a equipe oferece também corte de cabelo, já que muitas famílias de baixa renda têm dificuldade para pagar por esse serviço.

O projeto oferece remoção de tártaro, obturação, atendimento de profilaxia, além de triagem de enfermagem com medição da pressão arterial e glicemia. Para solicitar o atendimento, o paciente só precisa procurar o Posto de Saúde ou o agente de saúde do povoado. A equipe do Expresso Odontológico faz o agendamento das ações a partir da demanda apresentada pelos postos de cada localidade.

O Expresso Saúde também contribui em outras ações como o Corujão da Saúde, e em eventos como feiras e exposições. Um exemplo disso foi o suporte dado durante a Expoparaguaçu quando o caminhão do expresso foi disponibilizado para servir de ponto de apoio para urgência e emergência em saúde.

Ascom Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo