Em pouco mais de um ano, Jequié alcança avaliação nota A do Tesouro Nacional e Ministério da Economia

Para o prefeito Zé Cocá, o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade fiscal são determinantes para que o município venha conquistando, a cada dia, mais credibilidade

O município de Jequié alcançou o Nível A, no índice de Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional, que representa o maior nível que um município pode conquistar no topo da classificação fiscal-financeiro na gestão. A Capacidade de Pagamento faz referência a uma classificação de risco elaborada pelo Governo Federal para avaliar a situação fiscal de estados, distrito federal e municípios para, por meio deste, identificar aqueles que são capazes de honrar os seus compromissos e que são elegíveis para contraírem empréstimos com garantias da União.

O índice, divulgado pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira, 9, usa uma metodologia do cálculo, dada pela Portaria do Ministério da Fazenda (MF) nº 501/2017, e é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. O município de Jequié atingiu CAPAG A nos três indicadores e o resultado foi fruto do trabalho executado pelo prefeito, Zé Cocá, que, nos últimos 16 meses, empenhou esforços e reordenou as contas públicas, de forma a conseguir equacionar problemas administrativos e financeiros, que emperravam o avanço econômico e social do município, assim como o andamento da máquina pública e sua operacionalização.

Para o prefeito Zé Cocá, o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade fiscal são determinantes para que o município venha conquistando, a cada dia, mais credibilidade junto à população e, principalmente, diante do sistema financeiro nacional e internacional.

“Graças a Deus, que tem nos abençoado com os resultados que temos obtido, Jequié segue um caminho de desenvolvimento e vem alcançando cada vez melhores índices. Agora, a Nota A, do Ministério da Economia, através do Tesouro Nacional. Gostaria de agradecer ao esforço de toda a nossa equipe administrativa, que vem trabalhando de forma determinada, focada na economicidade e na implementação de estratégias que nos tragam resolutividade e diminuição dos gastos públicos, associado com a nossa luta em quitar os débitos públicos, mantendo o ritmo de crescimento acelerado. Esse reconhecimento do Tesouro Nacional e do Ministério da Economia é um indicador que estamos no caminho certo e que a melhoria da situação fiscal sempre proporcionará a melhoria das políticas públicas no município de Jequié, como tem sido visto pela população, com as muitas obras e serviços públicos que temos feito.”, comemorou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Ascom: Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo