Em três meses de funcionamento do castramóvel, a prefeitura de Jequié realizou mil cirurgias

Adquirida através de emenda parlamentar do deputado federal Leur Lomanto Junior, o castramóvel é climatizado e conta com centro cirúrgico

Em apenas três meses de serviços prestados, a primeira unidade móvel de castração gratuita de cães e gatos do interior do Bahia, já realizou mil cirurgias gratuitas de animais. Com as suas atividades iniciadas em 17 de dezembro, o equipamento da Prefeitura de Jequié é coordenado pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e fica instalado na Praça da Bíblia, Jequiezinho, em local de fácil acesso para a população.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, a equipe responsável pelo atendimento do castramóvel fez a castração de 121 cães, 360 gatos e 519 gatas, numa iniciativa de fortalecimento das estratégias de saúde para o controle da leishmaniose e da população de animais, tendo como responsável técnico, Neilton Sérgio Bitencourt Rotondano, que é médico veterinário do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Os procedimentos de castração, feitos por uma médica veterinária, são realizados através da esterilização cirúrgica, proporcionando um maior bem-estar aos animais.

Adquirida com investimento na ordem de R$ 392 mil reais de emenda parlamentar do deputado federal Leur Lomanto Junior, o castramóvel é climatizado e conta com centro cirúrgico, sala de pós-operatório, sala para higienização, armário, espaço para recuperação, balança e macas. Para participar, os tutores dos animais devem fazer um cadastro na unidade de Saúde mais próximo, tendo em mãos o RG; CPF; comprovante de residência; Cartão SUS; Nº do NIS; e o comprovante de renda de todos os membros da família, com soma de até três salários mínimos.

“Estamos muito felizes por termos chegado a este número de cirurgias, em apenas três meses de execução dos serviços. Graças a uma equipe dedicada e muito profissional, estamos avançando com essa estratégia de Saúde e é importante ressaltar que esse é o primeiro castramóvel do interior da Bahia! Em breve estaremos, também, realizando os procedimentos de castração de cadelas, aguardando somente a conclusão da licitação pública para os exmaes de Hemograma. Apesar da demanda muito alta estamos conseguindo atender o público, por isso é muito importante que a população, dentro de perfil social de atendimento, procure as unidades de saúde e faça o seu cadastro.”, afirmou Francielli Ribeiro, a diretora de Vigilância Epidemiológica.

“Graças a Deus, os números traduzem o excelente trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, de forma inédita na história do nosso Estado. Esse foi um projeto muito sonhado pelos defensores da causa animal e que, com o apoio do deputado federal, Leur Lomanto, hoje é uma realidade e está gerando bons frutos, auxiliando na saúde da população e, com isso, intervindo de forma positiva para, também, reduzir a possibilidade do abandono de animais nas ruas da cidade.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Secom: Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo