Festa de Santa Bárbara reúne fiéis neste domingo no Centro Histórico de Salvador; veja programação
Celebração católica marcada pelo sincretismo religioso abre o calendário de festas populares religiosas da Bahia. Festa ainda terá apresentações musicais.
A festa de Santa Bárbara é comemorada neste domingo (4), no centro Histórico de Salvador. A celebração católica, que tem Iansã, orixá feminino, associado à figura da santa, abre o calendário de festas populares religiosas da Bahia.
As missas para a santa começaram desde quarta-feira (30) na capital baiana. Neste domingo, a programação começou com a alvorada, às 5h, e o repique de sinos às 6h. [Confira a programação artística completa ao final da matéria]
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, a missa campal será às 8h e logo depois acontecerá a tradicional procissão, que sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.
Ao chegar ao Corpo de Bombeiros, no bairro da Barroquinha, os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação. Neste ano, os profissionais informaram que não vão participar dos festejos por causa do aumento de casos de Covid-19.
Além disso, o tradicional caruru, oferecido pelos bombeiros a todo o público, foi suspenso. Eles vão distribuir quentinhas com a comida apenas para pessoas em situação de rua.
Depois de passar no Corpo de Bombeiros, os fieis seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho até retornar à igreja.
Ainda de acordo com a Arquidiocese, as homenagens também acontecerão na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico.
Para os candomblecistas, 4 de dezembro é o dia de comemorar Iansã, orixá dos ventos e da tempestade. Celebrar a data no mesmo dia da santa católica não é uma coincidência: essa era a forma dos africanos escravizados terem liberdade para cultuar seus ritos religiosos.
O sincretismo também pode ser observado em outras festas populares na Bahia, como Senhor do Bonfim e Cosme e Damião.
E é desse sincretismo que surgiram alguns costumes vivenciados pelos baianos no dia da santa e da orixá, como distribuir e comer caruru, além de tomar banho de alfazema.
Programação artística
No dia da santa e da orixá, a cidade terá festas com entrada gratuita nos Largos do Pelourinho, Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água. Confira:
Largo do Pelourinho
- Missa Campal: 8h
- Gal do Beco: 13h
- Márcia Short: 16h
- Grupo Movimento: 18h
Largo Pedro Archanjo
- Samba de Oyá: 15h
- Samba do Pretinho: 17h
Largo Tereza Batista
- Pinotte: 15h
- Afrosambah: 17h
Largo Quincas Berro D’Água
- Samba 40°: 15h
- Samba Maria: 17h
Fonte: G1 Bahia