Fiéis prestam homenagens à Nossa Senhora Aparecida na Bahia
Fiéis em toda a Bahia prestam homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesta quinta-feira (12), data de celebração à santa. Missas e procissões estão sendo realizadas em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e outros municípios baianos.
Em Salvador, as celebrações começaram por volta de 5h, com a recitação do Ofício da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e missa, no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizado no Imbuí.
Ao longo do dia outras missas serão realizadas às 6h30, 9h30, 12h e às 15h. Às 16h, uma procissão com a imagem da santa irá sair do Santuário e em seguida vai percorrer a praça do bairro, retornando ao templo. As comemorações em homenagem à Virgem Maria Santíssima encerram com a Santa Missa, às 18h, que será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.
Os devotos lotaram a igreja para agradecer, celebrar e também fazer pedidos. “Significa tudo. Ela é a mãe, eu me apego a ela, tudo que eu quero, eu consigo, graças à ela”, disse a devota Yara Gentil em entrevista para a TV Bahia.
Já a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas, também contará com uma programação especial para a padroeira do Brasil. A recitação do Ofício da Imaculada Conceição acontece às 5h50, quando começam os festejos.
Os devotos poderão participar de missas às 7h, às 10h e às 12h, todas na Matriz. Às 17h será realizada uma procissão com a imagem da Mãe de Jesus, saindo da Matriz e seguindo até o Colégio Dois de Julho. Por volta das 19h, será realizada a Santa Missa Campal na praça.
Itabuna
Em Itabuna, no sul da Bahia, missas e procissões também estão sendo realizadas na Paróquia da cidade, que recebe o nome da santa.
Para o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, durante nove dias a paróquia realizou missas com padres convidados e temas diferentes, saudando e homenageando a Padroeira do Brasil. Às 6h desta quinta-feira (12), ocorreu o momento Mariano, às 7h a missa dos devotos.
A programação segue às 9h uma missa dedicada às crianças, 12h uma queima de fogos, 15h batizados e por volta de 17h, uma missa especial seguida de procissão com Dom Carlos Alberto, o bispo da Arquidiocese de Itabuna.
Vitória da Conquista
Em Vitória da Conquista, uma carreata foi realizada em homenagem à Padroeira. Fiéis seguiram o andor com a imagem da santa em carros, bicicletas e motos. Uma alvorada ocorreu por volta de 5h. A carreata vai passar por 13 paróquias da cidade.
A programação inclui às 10h uma celebração eucarística, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e outra às 16h, que vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista Dom Josafá Menezes da Silva.
As informações são do portal iBahia e da TV Bahia.
*Por N.R. Fotos: TV Bahia/Reprodução.