Governador da BA repudia invasão de terroristas bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Planalto e ao STF, e oferece envio de efetivo

Outros políticos baianos também se posicionaram contra o ataque em Brasília; confira.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), repudiou a invasão de terroristas bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (8), através de uma publicação em uma rede social.

“É inaceitável o que está acontecendo em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e plenário do STF por bolsonaristas extremistas que defendem a ruptura institucional e o golpe de estado”, escreveu na publicação.

 

O gestor estadual ainda ofereceu o envio de efetivo baiano para ajudar na retomada dos prédios públicos.

“Nos colocamos à disposição para o envio de efetivo que ajude na retomada dos prédios públicos e garantia do estado democrático de direito”, disse o governador.

Governador da BA repudia invasão de terroristas bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Planalto e ao STF, e oferece envio de efetivo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Governador da BA repudia invasão de terroristas bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Planalto e ao STF, e oferece envio de efetivo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem também se posicionou sobre o caso foi o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.

“É inaceitável a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e plenário do STF. Nós repudiamos atos terroristas. O governador @Jeronimoba13 já se colocou à disposição para o envio de efetivo que ajude na retomada dos prédios públicos e garantia do estado democrático de direito”.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que tem acompanhado a invasão em Brasília com muita preocupação.

“As cenas de violência e destruição de patrimônio público, ainda mais nas sedes dos Poderes da República, são inadmissíveis. O fortalecimento da nossa democracia passa por diálogo e pelo debate, não há outro caminho. Lamento estes atos antidemocráticos e espero que os responsáveis sejam identificados e punidos!”, disse em uma rede social.

Já o senador Jaques Wagner, definiu os atos antidemocráticos como “graves, de vandalismo, terrorismo e barbárie”.

“A violência contra o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF, invadidos e depredados na tarde de hoje, não podem passar impunes. Precisamos de medidas duras e imediatas. Que as autoridades atuem para identificar e punir os fanáticos envolvidos neste capítulo criminoso da nossa história”.

 

Terrorismo em Brasília

 

Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

O caso ocorreu neste domingo após confronto dos terroristas com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes dos atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional.

Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.

Após a invasão ao Congresso Nacional, os bolsonaristas radicais também invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes do ato antidemocrático quebraram vidros da fachada, entraram no prédio e chegaram até o plenário.

No Palácio do Planalto, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo.

Fonte: g1 Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo