Itaberaba antecipa campanha de vacinação contra a gripe; meta é imunizar 90% dos grupos prioritários
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (4) a campanha de imunização contra a gripe Influenza. Serão vacinados idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores 6 anos, além dos trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, passageiro urbano.
Outros outros grupos que já podem ser imunizados são povos indígenas, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas privadas de liberdade, mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
As vacinas já estão disponíveis em todas as Unidades de Básicas de Saúde da cidade das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já nas comunidades rurais as equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde irão fazer a aplicação das doses. É necessário apresentar cartão do SUS, documento com foto e a caderneta de vacinação.
Este ano, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus, na população-alvo para a vacinação. A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de maio.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A vacina contra o vírus da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive contra a Covid-19 e também com outros medicamentos.
Fonte: SECON Itaberaba