Itaberaba capacita professores com novos métodos matemáticos visando melhores índice de aprendizagem
O treinamento está acontecendo no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon), com o professor Amarildo Lima, que é licenciado em matemática e mestre pelo PROFMAT da Universidade Estadual de Feira de Santana.
A prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria da Educação, esta realizando a partir de hoje, (18, 19 e 20 de outubro), um curso com objetivo de capacitar professores da rede municipal a utilizarem métodos mais aplicáveis no ensino da matemática. O treinamento está acontecendo no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon), com o professor Amarildo Lima, que é licenciado em matemática e mestre pelo PROFMAT da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Os assuntos ministrados durante a formação foram definidos pela Secretaria de Educação a partir de um levantamento feito para saber quais as maiores carências no ensino e na aprendizagem da matemática no ensino básico da rede municipal. Os resultados foram colhidos depois de uma série de diálogos com professores e coordenadores que sinalizaram a necessidade de aprimorar os conhecimentos em sistema de numeração decimal, números racionais e resolução de problemas utilizando as quatro operações básicas.
O professor Amarildo Lima afirma que o professor pode aplicar todos os temas da legislação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assuntos como números e operações, álgebra, grandezas e medidas, tratamento da informação (estatística) e geometria, podem ser ensinados até para os alunos dos anos iniciais, desde que o método seja adaptado à realidade social e intelectual do aluno para que ele possa utilizar em situações reais.
Segundo Amarildo, o professor deve priorizar assuntos que contextualizam a realidade do estudante. “Isso pode começar dentro da própria escola, se o professor fala para o aluno que na escola tem uma determinada quantidade de lanche, mas tem quantidade maior de alunos, ele está ajudando o aluno a pensar utilizando a matemática. Essa é uma forma de deixar a porta aberta para o aluno usar o método em casa, ou quando for ao supermercado com os pais”, explica o professor.
O professor conta também que, grande parte dos conteúdos matemáticos não são aproveitados pelos alunos porque os métodos tradicionais utilizados em sala de aula não são facilitadores nem são associados a atividades da nossa rotina, mas eles são bastante úteis para a vida.
“Além de desenvolver o raciocínio lógico, a matemática ajuda na hora de tomar decisões e facilita a compreensão de outras áreas do conhecimento. Os números desde os tempos mais antigos servem para contar, medir, codificar e ordenar, mas os métodos e a aplicação devem ser sempre atualizados”, conclui Amarildo.
SECOM ITABERABA