ITABERABA – Conferência Municipal debate saúde mental, impacto da pandemia no SUS e novas propostas para o Município

O tema de destaque foi apresentado pela psicóloga, sanitarista e Especialista em Terapia Cognitiva, Tatiana Freitas

O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Saúde do município, realizaram nesta quarta-feira (20) no Centro Comunitário Zumbi dos Palmares a 8ª Conferência Municipal da Saúde e a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Este foi o primeiro grande evento presencial realizado desde o início do isolamento social com o propósito discutir o impacto da pandemia no Sistema Único de Saúde (SUS), refletir sobre a superação dos desafios e planejar as ações para os próximos anos no município.

O tema de destaque das conferências foi apresentado pela psicóloga, sanitarista e Especialista em Terapia Cognitiva, Tatiana Freitas, que ministrou a palestra intitulada “O Impacto da Pandemia no SUS: superando os desafios, planejando o futuro”. Centenas de pessoas incluindo profissionais da área, conselheiros, representantes de entidades civis e do poder público avaliaram os dois últimos anos de serviço público de saúde no município, principalmente o enfrentamento à pandemia da Covid-19, discutiram o atual cenário e elaboraram propostas para o Plano Municipal de Saúde.

As atividades tiveram início às 10h com a mesa de abertura composta pelo Prefeito Ricardo Mascarenhas, o secretário de saúde do município João Rodrigues,  presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roosevelt de Abreu, a  articuladora da Rede de Atenção Materno e Infantil, Lana Moraes, o Coordenador Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Harles Santos e o vereador e Vice-presidente da Câmara Municipal de Itaberaba Vitor da Itafarma. A abertura do evento teve ainda apresentação musical de Saulo Queiroz.

Para o secretário João Rodrigues a pandemia foi um período crítico que, apesar das perdas e de muita dor, trouxe aprendizado porque exigiu dos profissionais de saúde não só o esforço maior para preservar vidas, mas também sobre a importância do SUS para toda a sociedade, já que todos dependeram do serviço público para vencer a pandemia, seja através da vacinação, da orientação, ou através de ação ampla de assistência.

Em Itaberaba o serviço público de saúde precisou passar por mudanças para que o atendimento e o tratamento contra a Covid-19 fosse garantido. O município reordenou o fluxo de atendimento de emergência, adquiriu diversos equipamentos que hoje estão à disposição da comunidade, à exemplo da UTI móvel e aparelho de ventiladores pulmonares, e outros aparelhos que qualificam os serviços de atendimento de urgência e emergência.

“Como profissional da saúde eu vejo a necessidade de constante atualização para se adequar às novidades e a necessidade de reorganização de toda rede de saúde. Por isso é importante aproveitarmos a 8ª Conferência Municipal de Saúde e a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental para ouvirmos os profissionais, as entidades, as pessoas em geral. É o momento de construirmos novas ideias por meio de um Plano Municipal de Saúde e transformá-las em políticas públicas de saúde e assistência à comunidade”, disse o secretário.

Depois de passarmos pelos piores momentos da pandemia e constatar a diminuição dos casos de contaminação e de morte, a Secretaria de Saúde vê a necessidade de avaliar algumas ações, qualificar os serviços e continuar avançando na assistência, a exemplo de cirurgias eletivas e consultas de especialidades que foram suspensas por causa de aglomerações.

Ascom: Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo