ITABERABA – Coordenação de Turismo participa de encontro com representantes do setor na Bahia

Dentre os 14 temas abordados no encontro, a coordenadora do Turismo de Itaberaba, Ediana Fernandes, destacou aqueles que tiveram mais relevância para o perfil turístico Itaberabense, como o turismo religioso

Romaria em Alagoas Foto: Reprodução

No Encontro de Gestores e Operadores de Turismo do Estado da Bahia (GESTUR), a Coordenação Municipal de Lazer e Turismo de Itaberaba marcou presença, evento inédito no Brasil, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio no Centro de Convenções de Ilhéus. O encontro reuniu prefeitos, secretários de turismo, coordenadores da Câmara Técnica de Turismo, presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo, além de operadores e gestores do setor turístico. O GESTUR 2022, teve como tema “Destinos Turísticos, Novas atitudes”.

Dentre os 14 temas abordados no encontro, a coordenadora do Turismo de Itaberaba, Ediana Fernandes, destacou aqueles que tiveram mais relevância para o perfil turístico Itaberabense, como o turismo religioso, tema ministrado pelo jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e editor da revista eletrônica Viagem de Fé, publicação brasileira focada na divulgação de viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações.

Em Itaberaba, o potencial do turismo religioso se deve principalmente às tradições das romarias do povoado de Alagoas e à história de Maria Milza. A trajetória de Mãezinha, como era conhecida, é marcada por milagres, compaixão e acolhimento aos necessitados, virtudes que alimentam a fé e atraem milhares de pessoas de diversas regiões do país todos os anos.

Maria Milza; fé, milagre -Turismo Religioso. Foto: Reprodução

“Amadeu Castanho apresentou um tema valioso e trouxe uma contribuição para continuarmos fortalecendo o potencial que nossa cidade tem no turismo religioso. Em Itaberaba é promissor investir no turismo religioso que tem Mãezinha como figura central”, disse a coordenadora Ediana Fernandes.

Outro tema que ganhou destaque foi ministrado pelo consultor e professor de Gestão Pública, Cultura Cidadã e Desenvolvimento Organizacional da Sociedade Civil, Convivência e Segurança, Jorge Melguizo. O colombiano discorreu sobre “A transformação de um destino através da potencialização da educação e cultura”. Conhecimento e informação são fatores fundamentais apontados por Jorge Melguizo para o desenvolvimento do turismo e para alcançar as metas estabelecidas no Plano Municipal de Turismo de Itaberaba (Plantur).

 A palestra “A importância da qualificação para os destinos turísticos” foi apresentada por Sérgio Almeida, maior especialista no Brasil quando se trata do tema “cliente” no ramo do turismo. “Sérgio Almeida é o idealizador da “Clientologia” suas ideias vão contribuir muito para o desenvolvimento das políticas públicas já desenvolvidas e a serem implantadas no âmbito dos negócios e de eventos, segmentos que são fortes em Itaberaba.

O ativista dos direitos à acessibilidade e à inclusão no lazer e no turismo Ricardo Shimosakai, também enriqueceu o evento. Além de professor, Shimosakai tem experiência de mais de 280 palestras em mais de 30 países pelo mundo. O palestrante falou sobre o turismo acessível, aspecto considerado por Ediana como desafiador, mas necessário para garantir a diversidade em todos os espaços de lazer de Itaberaba e para promover o acesso aos serviços de qualidade oferecidos pelo turismo no município.

O evento foi realizado pela Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e contou com apoio do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal através do Ministério do Turismo.

Ascom:Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo