Itaberaba – Coordenação Municipal de Turismo reúne representantes de hotéis para discutir parcerias e inovação para o setor

A reunião foi fruto de visitas e escutas feitas pela Coordenação de Turismo para conhecer as condições específicas de cada hotel e para fortalecer a cooperação entre as empresas hoteleiras no município

Foto: Reprodução

A Coordenação Municipal de Turismo de Itaberaba se reuniu ontem (9), no auditório do Web Hotel, com representantes do setor hoteleiro e dos meios de hospedagem para avaliar o atual cenário dos serviços prestados pelos hotéis e pousadas da cidade, estudar os desafios e construir ideias inovadoras para o setor.

A reunião foi fruto de visitas e escutas feitas pela Coordenação de Turismo para conhecer as condições específicas de cada hotel e para fortalecer a cooperação entre as empresas hoteleiras no município. Ao longo das visitas, a coordenadora do Turismo e presidente do Conselho Municipal do Turismo, Ediana Fernandes, coletou dados sobre a quantidade de quartos, o número de leitos, e quantos deles são acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência. A Coordenadora avaliou também a qualidade dos serviços disponíveis, como recepção, gastronomia, inovação e analisou as estratégias adotadas pelos hotéis para apresentar a cidade e os produtos da terra aos visitantes.

Durante o evento realizado ontem, os empresários do setor puderam compartilhar opiniões e propostas para atrair clientes e fazer com que eles retornem para visitar Itaberaba e aproveitar o que a terra tem a oferecer, uma maneira de fidelizar a presença dos visitantes na cidade.

A reunião também contou com a presença Nailza Silva do Conselho Municipal de turismo, além de empreendedores nativos que atenderam ao convite da Coordenação de Turismo para apresentar produtos e marcas que promovem e fortalecem a identidade da cultura local. Quem marcou presença foram os representantes das marcas Use Chapada e Dois42, referências na área do empreendedorismo nativo, as marcas vendem não só os produtos, mas também valores e a cultura local.

Representantes da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita) também falaram da importância do abacaxi, principal produto da economia itaberabense, para o turismo. A cidade tem uma gastronomia bastante variada que pode ser explorada pelos hotéis, pousadas e restaurantes. Carne de sol, requeijão, feijão verde, queijo coalho, mel, além de frutas como umbu, licuri, manga, mamão e principalmente o abacaxi, são alguns exemplos de produtos produzidos no município que podem enriquecer a gastronomia local e surpreender os visitantes. O artesanato produzido na cidade é outro produto  que pode diversificar o turismo de Itaberaba.

Outra estratégia apontada na reunião foi a de que os hotéis podem explorar a história, a cultura e as tradições religiosas do município, essa é uma forma de educar para o turismo. A Coordenadora Ediana Fernandes disse que a gestão não vai medir esforços para que essas estratégias sejam colocadas em prática e para fomentar a parceria e o empreendedorismo nativo e o turismo sustentável.

“Itaberaba tem hoje 254 quartos de hotel e 1.216 leitos, que é a capacidade total de pessoas nos quartos. A maioria dos nossos meios de hospedagem são empreendimentos nativos que além de movimentar a economia local, gera emprego para centenas de pessoas. O objetivo de reunir representantes do setor, às vésperas do São João, é o de fortalecer o espírito cooperativo, valorizar os produtos locais e pensar em inovações para atender melhor os visitantes”, disse Ediana Fernandes.

Outras propostas que foram discutidas é a possibilidade de os hotéis fazerem passeios turísticos guiados para que os visitantes possam conhecer os pontos turísticos e visitar o povoado de Alagoas para conhecer a tradição religiosa e conhecer a história e a importância e o legado de Maria Milza. Foi discutida também a proposta de ampliar e divulgar o calendário de festas e comemorações. A ideia é facilitar o acesso a informações sobre quartos de hotéis disponíveis, bares e restaurantes, serviços e produtos nativos, calendário de eventos e comemorações, como Festa do Vaqueiro, São João e datas que marcaram a história de Maria Milza. Tudo isso pode ser reunido em um portal para agilizar a busca do turista.

Esse ano Itaberaba deu passos importantes para o avanço do setor turístico. A inclusão da cidade no Mapa do Turismo, ferramenta utilizada pelo Ministério do turismo que reúne o nome das cidades brasileiras com potencial turístico e estrutura adequada para desenvolver o setor, mostra que Itaberaba está no caminho do desenvolvimento.

Ascom: Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo