Itaberaba irá representar a Bahia em fórum nacional de trânsito

A cidade de Itaberaba irá representar o Estado da Bahia no Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Municípios a partir de 2023. A participação de Itaberaba no Fórum Nacional foi confirmada depois que a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/Bahia), Mag Gramacho, indicou o nome de Raul Jones Sampaio, chefe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Itaberaba (SMTT) no último dia 13 de dezembro, através de um ofício encaminhado ao secretário nacional de trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

O Fórum Permanente foi criado em 2021 com objetivo de promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e estreitar a relação institucional entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as entidades e os órgãos executivos de trânsito dos municípios brasileiros.

A entidade é presidida pelo Secretário Nacional de Trânsito e é composta por presidentes e vice-presidentes de fóruns estaduais e nacional, dirigentes municipais de trânsito, além do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e presidente da Confederação Nacional dos Municípios e por gestores municipais de trânsito. A indicação de Raul Jones foi feita de acordo com a portaria de número 1.571 de 2021 do Senatran que instituiu o Fórum e estabeleceu as normas de composição e atuação.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Itaberaba (SMTT) foi avaliada como excelente durante uma vistoria realizada pela presidente do Cetran Bahia, no dia 7 de novembro deste ano. Na vistoria, o Conselho observou critérios como engenharia de tráfego, fiscalização, operação, coleta, controle e análise estatística de trânsito, assim como a redução de acidentes, lesões e mortes. Quando são avaliados esses e outros quesitos como sinalização, inovação tecnológica, gestão efetiva e autonomia do órgão, Itaberaba é considerada pelo Cetran como referência para a Bahia e para diversas cidades em todo o país.

SMTT Itaberaba participa do Congresso Nacional de Trânsito

O superintendente do SMTT de Itaberaba e futuro membro do Fórum Permanente, Raul Jones, destacou que os fatores responsáveis pelo bom desempenho do órgão são a autonomia financeira e os investimentos em tecnologia e educação. “Itaberaba tem um sistema moderno de monitoramento através de câmeras e da ação dos agentes que atuam na rua, mas o mais importante é que o nosso trabalho foca na educação para um trânsito com menos acidentes, redução de lesão e de mortes. Quando reduzimos esses índices, economizamos também os custos com saúde”, disse o superintendente. O objetivo da SMTT, segundo o gestor, é despertar o senso de responsabilidade através de iniciativas que possam promover o bem estar coletivo e o bom relacionamento no trânsito.

O órgão executivo de trânsito de Itaberaba já fez participação em eventos importantes como o do Fórum de Mobilidade Urbana realizado em Feira de Santana e do Congresso Nacional de Trânsito em 2021. Raul afirma que o desafio agora é aproveitar todas as experiências para contribuir com o Fórum Permanente e ajudar outros municípios brasileiros a desenvolver o sistema de engenharia de tráfego e de campo, além de ajudar os outros municípios a melhorar a fiscalização e a operação do trânsito.

 

Fonte: SECON Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo