Itaberaba – Projeto Vivência da Páscoa nas Escolas incentiva arte e criatividade para alunos

A ideia foi contribuir para o aprendizado cultural  através do diálogo sobre o simbolismo cultural e religioso da Páscoa

A Secretaria Municipal da Educação de Itaberaba realizou entre os dias 11 e 13 de abril o projeto Vivência da Páscoa nas Escolas Municipais. As atividades aconteceram em todas as escolas da cidade e da zona rural do município com práticas teatrais, artes plásticas e atividades lúdicas com o tema da páscoa. Os alunos da Educação Infantil e do segmento Jovens e Adultos participaram das tarefas orientadas por professores e coordenadores pedagógicos. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma integrada com a comunidade escolar.

O Projeto Vivência da Páscoa teve como objetivo despertar a curiosidade dos alunos sobre a tradição da Páscoa e estimular a criatividade por meio de exercícios práticos e teóricos. A ideia foi contribuir para o aprendizado cultural  através do diálogo sobre o simbolismo cultural e religioso da páscoa e para a formação cidadã dos estudantes através da reflexão sobre a solidariedade, a compaixão e o respeito à dignidade humana.

A especialista em Coordenação Pedagógicos e em Educação do Campo, Jucilandia Brito Leão, avalia que o projeto contribuiu para que alunos e educadores pudessem fortalecer o senso de sociedade. “Celebrar a Páscoa é uma tradição cultural e não poderia ficar de fora do ensinamento transmitido aos alunos nas escolas. Acredito que independente do credo, é importante reforçar os vínculos sociais baseados em valores como partilha, doação, união e solidariedade para o desenvolvimento humano e social”.

As atividades desenvolvidas durante os três dias do projeto também tiveram como intuito influenciar no ambiente familiar dos estudantes estimulando atitudes transformadoras, como conta Jucilandia Leão: “As escolas devem potencializar sempre a crença de que se pode fazer a diferença no mundo através da educação. Creio que por meio de atitudes e valores positivos é possível transformar a sociedade. O projeto Vivência da Páscoa nas escolas foram três dias de reflexão que impactou a nós e à nossa família”.

Fonte: Ascom Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo