JEQUIÉ- Prefeitura promove formação para profissionais de apoio escolar da Educação Especial

De acordo com a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a capacitação desses profissionais faz parte das estratégias de inclusão, adotadas pela Secretaria

Com foco em promover uma educação inclusiva e em capacitar profissionais que atuam nas salas de aula para que contemplem a realidade educacional para a diversidade, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, promoveu, no sábado, 21, uma formação voltada aos profissionais de apoio do Sistema Municipal de Ensino, que são os responsáveis em auxiliar na autonomia e independência do educando.

Com a participação de 70 profissionais de apoio, a atividade, que ocupou os dois turnos, contando com palestras da professora, Sara Evangelista, com o tema “Fundamentos e marcos políticos, normativos e legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva”; da professora Vanuza Lago, com o tema “Estudantes atendidos pela Educação Especial, Estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/superdotação; das professoras Marcia Cristina e Edenildes Brito, com o tema “O que é o atendimento Educacional Especializado? Quem tem direito ao Atendimento Educacional Especializado?”; e da professora Angela Silvia, com o tema “Qual o papel do profissional de apoio na Educação Inclusiva?”.

De acordo com a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a capacitação desses profissionais faz parte das estratégias de inclusão, adotadas pela Secretaria, com o propósito de oferecer aos estudantes uma Educação cada vez mais inclusiva.

“Esse tipo de formação nos ajuda na busca por uma Educação para todos e, ao mesmo tempo, qualifica nossos profissionais que atuam nas escolas, garantindo a aprendizagem da criança, estimulando o seu desenvolvimento e a autonomia em sala de aula. A educação inclusiva parte do pressuposto de que somos todos únicos e que, por isso, o processo de inclusão de cada estudante também é singular. Nem todos têm a mesma rapidez de absorção do conhecimento e nem todos têm a mesma forma de interação com os outros colegas e com o ambiente da escola. O profissional de apoio é quem os auxiliará neste, digamos, “mergulho”. Deveremos ter outras formações, a fim de ampliar e melhorar esse atendimento aos alunos com deficiência ou espectro de autismo.”, afirmou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

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