Morre a rainha Elizabeth 2ª, anuncia Palácio de Buckingham

Foto: Reprodução

 Monarca mais longeva do Reino Unido ,a rainha Elizabeth 2ª, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos.

Ela morreu pacificamente na tarde de quinta-feira (8/9) em sua propriedade na Escócia, onde ela passou boa parte do verão.

A rainha ascendeu ao trono em 1952 e testemunhou uma enorme mudança social.

Seu filho, o rei Charles 3º, disse que a morte de sua amada mãe foi “um momento de grande tristeza” para ele e para sua família e que sua perda seria “sentida profundamente” pelo mundo.

Ele disse: “Nós lamentamos profundamente o falecimento de uma estimada Soberana e uma Mãe muito amada”.

“Eu sei que sua perda será profundamente sentida por todo o país, pelos reinos da Commonwealth e por incontáveis pessoas ao redor do mundo.”

Durante esse período, disse que ele e sua família seriam “confortados e apoiados pelo conhecimento que temos do respeito e da profunda afeição com os quais A Rainha era tão amplamente estimada”.

O rei e sua esposa, Camilla, retornarão a Londres na sexta (9/9), disse o Palácio de Buckingham.

Membros da realeza se reuniram em Balmoral após os médicos da rainha expressarem preocupação sobre sua saúde.

Todos os filhos da rainha viajaram para Balmoral, perto da cidade de Aberdeen, depois que os médicos colocaram Elizabeth 2ª sob supervisão.

Seu neto e agora herdeiro do trono, o príncipe William, e seu irmão, o príncipe Harry, também foram para o local.

A premiê britânica Liz Truss, que foi empossada pela rainha na terça-feira (6/9), afirmou que a monarca era a rocha na qual a moderna Grã-Bretanha foi construída e que ela “nos proveu com a estabilidade e a força que nós precisávamos”.

Falando sobre o novo rei, ela disse: “Nós oferecemos a ele nossa lealdade e devoção, assim como sua mãe nos devotou tanto, a tantos, por tanto tempo”.

“E com o fim do segundo período elizabetano, nós inauguramos uma nova era na magnífica história do nosso grande país, exatamente como Sua Majestade desejaria, dizendo as palavras “Deus salve o rei”.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, expressou sua “profunda tristeza”. Ele é o líder espiritual da Igreja da Inglaterra, da qual o monarca é governador supremo.

Ele disse que suas “orações estão com o rei e a família real”.

O período da rainha Elizabeth 2ª como chefe de Estado passou pela austeridade do pós-guerra, pela transição de império para Commonwealth, pelo fim da Guerra Fria e pela entrada – e posterior saída – do Reino Unido da União Europeia.

Durante seu reinado passaram 15 premiês, começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluiu Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975.

Ela mantinha audiências semanais com seus primeiros-ministros durante o seu reinado.

No Palácio de Buckingham, em Londres, multidões que aguardavam atualizações sobre o estado de saúde da Rainha começaram a chorar assim que ouviram sobre sua morte. A bandeira britânica no topo do palácio foi colocada a meio-mastro às 18h30 no horário local (14h30 no horário de Brasília) e um comunicado oficial anunciando a morte foi exibido em um cavalete na parte de fora.

Com a morte da rainha, o príncipe William e sua esposa, Catherine, tornaram-se o duque e a duquesa de Cambridge e Cornwall.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo