Ouricuri, o ouro da caatinga

O prefeito Helder Lopes demonstrou  a expectativa do povo se organizar com uma Associação para  usufruírem dos lucros que a caatinga lhes oferece, como já acontece em algumas localidades do Nordeste brasileiro

Fotos : Reprodução

Em 28 de abril, o Viva Maria celebrou a Caatinga!

Para cantar a Caatinga, o Espaço Mário Covas, em Brasília, recebeu a exposição Riquezas da Caatinga, na quinta-feira (28/04).

Infelizmente, o bioma é um dos mais degradados do país. Mas uma planta guerreira que  pode ajudar a resistir: a Syagrus coronata, palmeira nativa que gera um fruto conhecido popularmente como licuri.

Quem garante é Márcia Vanusa da Silva, professora do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e convidada desta edição especial do Viva Maria.

Em 29 de julho o município de Boa Vista do Tupim recebeu a visita das palestrantes Profs. Dra Tereza Correia, Márcia Vanusa e Patricia Paiva, do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco, que compareceram ao município atendendo ao convite do empreendedor e defensor do Bioma Caatinga, Hernande Medrado, que, juntamente com o prefeito da cidade Helder Lopes Campos, promoveram este tão importante evento, oportunidade em que as convidadas foram recebidas no auditório da prefeitura por dezenas de pessoas da zona rural que maravilharam-se com tudo o que as palestrantes expuseram sobre o aproveitamento do ouricuri.

Do assentamento Canabrava e Beira Rio, bem como do povoado de Terra Boa, foram expostos produtos do ouricuri, tais como, cocadas, bolachinhas e cebolinhas, doces, bolos, cuscuz, e o carro chefe, o óleo, que tem produzido cicatrizações de ferimentos há muitos anos, usado pelas comunidades campestres numa tradição familiar, com excelentes resultados.

Após a fala de Hernandes Medrado e do prefeito Dinho, que na oportunidade ganhou um colete feito de palha de ouricuri do defensor da caatinga, inicio-se as palestras, destacando, por  Márcia Vanusa ( UFPE) convidada da edição especial do Viva Maria, as propriedades do ouricuri, considerado o “ouro da caatinga” por seu poder de transformação ecossocial.

A professora Dra. Márcia Vanusa deu enfase às propriedades do ouricuri e do estudo já realizado para aproveitamento do óleo pela comunidade médica, segundo a pesquisadora, tem melhores resultados que o gel Dersant, e que, inclusive, já foi feito o pedido a ANViSA para seu uso como produto medicinal, bem como o devido registro da patente, pois estudos realizados pela UFPE comprovam a sua eficacia curativa.

O prefeito Helder Lopes demonstrou  a expectativa do povo se organizar com uma Associação para  usufruírem dos lucros que a caatinga lhes oferece, como já acontece em algumas localidades do Nordeste brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo