Prefeitura de Jequié, Associação Quilombola do Barro Preto e Paróquia Senhor do Bonfim levam serviços sociais à comunidade quilombola

O objetivo é a descentralização dos atendimentos do CadÚnico, a fim de levar os programas sociais às famílias quilombolas que vivem na localidade

Para reconhecer os direitos e permitir acesso aos benefícios sociais, como tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada (BPC), Auxílio Brasil, ampliando assim, o acesso a esses e outros serviços, que só podem ser garantidos se os beneficiários estiverem incluídos e atualizados no Cadastro Único, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI) e Paróquia Senhor do Bonfim, realizou nesta quinta-feira, 28, uma ação na comunidade quilombola do Barro Preto, no bairro Joaquim Romão. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; a presidente da ABEQUI, Manuela de Jesus Ribeiro e demais membros da entidade; equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social; e moradores da comunidade.

O objetivo foi a descentralização dos atendimentos do CadÚnico, a fim de levar os programas sociais às famílias quilombolas que vivem na localidade e, ao mesmo tempo, como forma de promover a autoindentificação de povos e comunidades tradicionais, necessários para acessar serviços sociais específicos. Além da atualização do Cadastro Único, foram ofertados os serviços de ID Jovem, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM), Conselho Tutelar, Operação Ronda Maria da Penha.

A ação contou, ainda, com a participação da Defensoria Pública, ofertando orientação e marcação jurídica, referente a divórcio, pensão alimentícia, despesas extras, guarda, visitação e moradia e, ainda, teste de DNA, conforme alguns requisitos documentais necessários ao atendimento.

“Uma ação importante para as famílias quilombolas, que ofertou, entre outros serviços a atualização do CadÚnico com a autoidentificação de povos e comunidades tradicionais, essencial para que as políticas públicas de amparo social sejam estendidas para elas e, assim, sejam plenamente atendidas e contempladas.”, disse a presidente da Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI), Manuela de Jesus Ribeiro.

“Essa iniciativa é uma importante ferramenta para aproximar os cidadãos dos serviços da Assistência Social. Mesmo existindo na sede do CadÚnico, no Centro, e nos CRAS, localizados nos bairros, há muitas famílias da comunidade quilombola que não procuram os serviços porque desconhecerem seus direitos. Então, juntamente com a Associação Quilombola do Barro Preto e a Paróquia Senhor do Bonfim, promovemos este encontro e que deverá ser repetido em outra data, em função da demanda pelos serviços ofertados.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

Secom:Jequié

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo