Prefeitura de Jequié mobiliza profissionais que atuam nas secretarias das unidades de ensino para ação de Busca Ativa Escolar

O objetivo da ação é constituir uma rede de promoção da assiduidade e de combate ao abandono e evasão nas escolas municipais

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, 28, um encontro de mobilização sobre o Programa Busca Ativa Escolar, para os profissionais que atuam nas secretarias das unidades escolares.

O objetivo da ação é constituir uma rede de promoção da assiduidade e de combate ao abandono e evasão nas escolas municipais e, para isso, a utilização das estratégias da Busca Ativa, usadas como uma ferramenta pontual no enfrentamento e prevenção da exclusão escolar. O Programa Busca Ativa Escolar foi lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), com a proposta de que cada município realize uma ação local, com a identificação de quem não está tendo acesso à Educação e, a partir daí, tomar as medidas necessárias para garantir o direito de aprender.

O processo da busca ativa funciona da seguinte forma: existe o alerta, que poderá ser dado pelos professores, gestores escolares, profissionais que atuam nas secretarias escolares e, a partir daí, faz-se uma abordagem junto ao aluno e à sua família para compreender por que ele saiu da escola e se precisa de um encaminhamento, ou não, à rede de proteção, para em seguida, efetuar a rematrícula desse aluno. E, em prosseguimento, são feitas as observações para garantir que esse estudante permaneça na escola.

“Na verdade, estamos reforçando as ações da Busca Ativa, que já é rotina na escola. Entre as estratégias, procuramos identificar as causas da exclusão escolar e atuar para superá-las de maneira intersetorial. De forma geral, essa iniciativa possui três grandes focos que são o de inserir na escola as crianças e adolescentes ainda excluídos do sistema municipal de ensino; resgatar aqueles estudantes evadidos ou em risco de evasão e abandono escolar e encaminhá-los para atendimento nos demais serviços públicos, garantindo, dessa maneira, seus direitos integrais; e fortalecer os mecanismos pedagógicos que motivem os estudantes a permanecerem em nossas escolas. Por isso, a participação de gestores, professores, coordenadores e demais trabalhadores da Educação é essencial nesse processo.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo