Governo Estadual e Prefeitura firmam acordo para reabertura do Hospital Regional de Itaberaba

A reunião foi realizada na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)

Em reunião realizada hoje (24) na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a Prefeitura de Itaberaba firmou parceria com o Governo do Estado para agilizar a abertura do Hospital Regional (HRI). O acordo que formalizou a entrega da gestão do HRI ao Governo do Estado foi feito durante uma conversa entre o prefeito Ricardo Mascarenhas, o vice-prefeito Davi dos Anjos, a secretária de saúde do estado, Roberta Santana e o presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FEC), Wilson Cardoso. A novo acordo foi possível a partir de diálogos entre prefeitura e Governo do Estado mediados pelo secretário de relações institucionais da Bahia, Luiz Caetano.

Fechado há 15 anos, o HRI passou por um processo de reestruturação com investimento de aproximadamente R$30 milhões, sendo 90% fornecidos pelo governo e 10% pela prefeitura de Itaberaba. Depois da reforma e ampliação, o novo equipamento conta com 10 leitos de UTI adulto, tomógrafo de 16 canais, máquinas novas de raio-x, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia, e será inaugurado em breve.

Acompanhado pelo secretário municipal de saúde, João Rodrigues, o secretário municipal de comunicação Zenildo Aragão e o secretário da agricultura, Fabricio Martinez, além do procurador do município, Oacir Mascarenhas, o prefeito Ricardo Mascarenhas afirmou que em breve o hospital será reaberto e passará a funcionar, com uma superestrutura de qualidade e com capacidade técnica de alto nível.

“Estou muito feliz em ter cumprido mais um compromisso que assumi com minha cidade. Estamos vivendo um marco em Itaberaba, após 15 anos fechado e 12 anos de abandono, o Regional vai voltar com toda força, sendo unidade hospitalar de referência na Chapada”, afirmou o prefeito.

A equipe que acompanhou o prefeito foi composto também por vereadores, incluído o presidente da Câmara Municipal, Gerson Almeida, e o vice Vitor Dourado e os vereadores Antônio Andrade Neto e Rubenilton Bastos dos Santos que fazem parte da mesa diretora, além dos demais vereadores da base do atual governo.

Ricardo Mascarenhas agradeceu ao então Governador Rui Costa, por acreditar nesse projeto grandioso e ao atual governador, Jerônimo Rodrigues, pela sensibilidade em priorizar a saúde na região e apostar em um equipamento moderno que, segundo ele, vai beneficiar toda nossa região. O prefeito exaltou também o apoio da secretária de saúde, Roberta Santana, e de toda equipe do Governo Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo