Primeiro dia da Felisquié é marcado por música, arte, exposições, debates e apresentação de Arnaldo Antunes
Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, (Felisquié).
A Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), que está na sua 6ª edição, começou na manhã desta quinta-feira, 1, e reuniu estudantes, artistas e escritores. O evento é realizado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Serviço Social do Comércio (SESC), contando com apoio financeiro do Ministério da Economia e Governo Federal. Estiveram presentes à solenidade de abertura, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o vice-reitor da UESB, o professor, Marcos Henrique Fernandes; o presidente da Academia de Letras de Jequié (ALJ), Júlio Pereira Neto e o ex-presidente Ivolindo Calheira; demais autores e participantes do encontro.
Com o tema “Jequié, município literário”, o primeiro dia da Felisquié ocupou o espaço do auditório Waly Salomão e foi marcado pela apresentação musical de Paulinho Santana, lançamentos literários, exposições e debates com diversos autores, entre eles, Livia Natália, Carvalho Neto, Júlio Lucas, Manoel Ribeiro, Mileide Machado, Erildo Souza de Jesus, Márcio Néri, Ester Figueiredo, tendo como mediadora a professora e escritora, Maria Afonsina. O evento também destinou espaço para os estudantes das escolas municipais, que participaram de uma visitação e tiveram contatos as obras e com diversos autores presentes.
Por conta das chuvas, a apresentação do cantor, compositor, poeta e artista visual, Arnaldo Antunes, que seria realizada às 19h, na Praça Rui Barbosa, foi transferida para o auditório Waly Salomão. Arnaldo é conhecido por ter sido um dos vocalistas e letristas da banda Titãs, entre 1982 e 1992, quando compôs e gravou os sucessos “Fome”, “Comida” e “O Pulso”. Participou, ainda, do projeto Tribalistas, junto com os cantores Marisa Monte e Carlinhos Brown. Antunes é autor de vários livros, entre eles “Ou e”, “Psia”, “Tudos”, “As Coisas”, “Nome”, onde encontramos poemas visuais, minimalistas e versos cadenciados, todos carregados de eletricidade vocabular e reflexiva.
“Momento ímpar para a Cultura e para todos aqueles que buscam experimentar a troca de experiências proporcionada pelas dezenas de escritores, artistas e expositores e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de reafirmação de Jequié, enquanto município literário, com grandes escritores, com uma profusão de obras já escritas e com um histórico literário muito vasto. Estamos com uma programação bastante diversificada e com um eixo musical muito interessante, iniciamos com o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, teremos o cantor Danilo Caymmi, celebrando a obra musical do seu pai, nesta sexta-feira e no sábado, o cantor e compositor, Marcos Vilane estará celebrando os 10 anos da Felisquié, com um grande show, encerrando assim a nossa programação.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.
Fonte: SECON Jequié
Confira a programação da Felisquié, desta sexta e sábado: