ITABERABA – Secretaria de Ação Social realiza debate sobre direito da pessoa idosa

O propósito do evento foi trazer esclarecimentos sobre o Estatuto do Idosos

A Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania e do Creas, realizou, na quarta-feira (29), uma tarde de atividades para discutir sobre os direitos da pessoa idosa e sobre as muitas formas de violência que devem ser combatidas. O evento aconteceu na Estação da Cidadania com a presença do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e foi aberto ao público.

O propósito do evento foi trazer esclarecimentos sobre o Estatuto do Idosos, sobre como prevenir a violência e sobre os meios de combater os crimes contra a pessoa idosa. O evento fez referência ao Junho Violeta, mês que marca o combate a violência contra os idosos.

Uma das palestrantes, a Assistente Social Clecia Sousa, falou em defesa da dignidade dos idosos e direito ao envelhecimento. “Precisamos pensar desde agora sobre o nosso envelhecimento e sobre como queremos ser tratados com cuidado e dignidade, para isso temos que pensar desde já em construir políticas públicas voltadas para a pessoa idosa”. Clecia explicou que a violência contra os idosos, em sua grande maioria, é um problema doméstico e que acontece de forma velada. A palestrante apresentou uma lista de formas de violência que são cometidas por familiares e pessoas próximas, entre elas estão a violência financeira e material, abandono e negligência, violência física, violência psicológica.

Outros palestrantes foram a advogada Aline Santiago que trabalha no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, João Carlos. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Baixa Grande e membro do Movimento Bahia 60+, Maria José Pires, também colaborou falando sobre a política e sobre a rede de proteção da pessoa idosa.

O Estatuto do Idoso diz no Art. 30 que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Secom: Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo