Simpósio sobre meliponicultura na região da Caatinga será realizado na UEFS; veja como participar
Inscrições para o evento sobre o universo das abelhas sem ferrão devem ser feitas até 13 de setembro. Simpósio será entre os dias 14 e 16 de setembro, na universidade que fica em Feira de Santana.
Os interessados podem se inscrever através do site do simpósio até 13 de setembro ou pessoalmente, no primeiro dia do evento. A taxa custa R$ 120.
Um dos objetivos do simpósio é fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura, além de levar profissionalização com conhecimento científico para o criador, pesquisador, estudante ou interessado em conhecer o universo das abelhas sem ferrão.
O simpósio vai contar com painéis, oficinas, rodas de conversas, concurso de meles, experiências gastronômicas e mini-cursos. Especialistas, pesquisadores, apicultores e entusiastas da conservação de vários estados do país vão se reunir para discutir os benefícios e desafios da meliponicultura na região da Caatinga.
A cidade de Feira de Santana foi escolhida para sediar o evento por estar inserida no bioma da Caatinga e ter a Uefs como uma das melhores universidades que estuda a área. A unidade de ensino possui um dos herbários mais conhecidos no mundo.
A meliponicultura é sustentável e auxilia na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico dos diferentes biomas brasileiros.
As questões históricas e culturais fazem com que o mel das abelhas sem ferrão desenvolva características terapêuticas e medicinais, que cooperam no tratamento de gripes, resfriados, otite e doenças oftalmológicas.
A programação do evento ainda conta com concurso de fotografia, festival de curtas sobre abelhas nativas, visitas a meliponários e apresentação de trabalhos científicos. Os participantes também terão acesso a um festival gastronômico, onde chefs de cozinha vão mostrar o uso de produtos das abelhas nativas sem ferrão em receitas com ingredientes originários da caatinga.
Serviço
I Simpósio de Meliponicultura do Bioma Caatinga
Onde: Universidade Estadual de Feira de Santana – Av. Transnordestina, em Feira de Santana
Quando: quinta (14), sexta (15) e sábado (16)
Quanto: R$ 120 – inscrições no site
Fonte: g1 Bahia.