Super Etapa de Judô reunirá mais de 670 atletas em Jequié, neste final de semana

O evento terá a participação de atletas de mais de 30 municípios baianos

A Super Etapa de Judô acontecerá desta sexta-feira (13) a 15 de junho, no ginásio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, em Jequié.  A competição reunirá 675 atletas de 43 clubes, oriundos de 30 municípios baianos. Entre eles, seis atletas do Projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate e membros da comissão técnica que embarcaram em direção à cidade do Sol na manhã de hoje, para a competição com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As atividades iniciam nesta sexta-feira (13), às 18h, na Uesb, com a pesagem das classes Infantil, sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, veteranos e iniciantes; cerimônia de abertura às 18h30 e, logo após, Festival Infantil. No sábado (14), às 8h, começam os combates que se estendem durante todo o dia; já no domingo (15), será feito um treinamento de campo com professores e atletas, com início às 9h, também na Universidade. O evento terá o Judô Inclusivo, que recebe judocas com deficiência, fomentando a participação de PCDs no esporte.

Projeto social 
Os seis membros do Projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, que praticam as aulas no Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, em Salvador, são: Alana Nepomuceno (Sub 15), Alex Barbosa (veterano), Gabriel Ribeiro (iniciante), Genson Andrei ( PCD Sub 21 e iniciante), Otávio Gomes (cadete) e Sócrates da Cruz (sub 21).

Vice-campeão sul-americano, em Assunção (Paraguai), no último mês de maio, Alex, 45 anos, começou a competir após entrar no projeto, há um ano e dois meses, e já conquistou sete medalhas, inclusive internacional.

Sobre o apoio da Sudesb, através de incentivo ao projeto e transporte para competições, Barbosa pontua que é de grande importância, pois facilita a logística do deslocamento, além da economia nos custos da viagem. “Em todo local que vou e perguntam onde treino, faço questão de falar que é no centro de treinamento de Roma”, disse o judoca, referindo-se ao Centro de Boxe que tem gestão da Sudesb e está situado na Cidade  Baixa, em Salvador.

Sócrates da Cruz, 20 anos, morador da Fazenda Grande do Retiro, participa do projeto desde o início e agradece a facilidade e economia que o equipamento esportivo representa, unindo as atividades no tatame e a área da academia no mesmo ambiente. Ele também comemora o apoio recebido para participar da competição, afirmando que sem o transporte cedido não teria como viajar.

Tour do Judô 
A competição faz parte do Tour do Judô e integra o calendário oficial de competições estaduais da Federação Baiana de Judô (Febaju), com apoio do Governo da Bahia, através da Sudesb.
A etapa de Jequié presta homenagem a Genivaldo Farias, judoca e técnico jequieense, mencionado nos troféus da competição, reconhecendo e valorizando a contribuição do sansei ao judô baiano.

Fonte: Ascom/Sudesb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo