São João em Itaberaba
A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba anunciou um plano de ação que será executado durante as festas do São João 2023, para prevenir o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Os trabalhos serão realizados de forma conjunta com participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Creas.
As atividades serão realizadas no circuito da festa, na Praça do Coqueiro, a partir do dia 20 de junho, dia da abertura do São João de Itaberaba, até o dia 24, dia do encerramento. Uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e conselheiros estará de plantão para realizar inspeções regulares e campanhas de conscientização para informar barraqueiros e público em geral sobre como reconhecer os sinais de exploração, relatar incidentes e acessar os serviços de apoio.
A iniciativa visa combater qualquer violação dos direitos humanos e garantir a segurança e o bem-estar dos indivíduos vulneráveis, e promover um ambiente seguro e inclusivo para as famílias.
A equipe estará à disposição para atender denúncias relacionadas à violação dos direitos da criança, práticas exploratórias ou quaisquer outras atividades ilegais que atentem contra a dignidade e a cidadania de crianças, adolescentes e trabalhadores. Os crimes contra a dignidade das pessoas e os casos de exploração de crianças e adolescentes podem ser denunciados ao Conselho Tutelar pelos números 75 99113 6931 e 75 99113 6932 ou através do Disque 100. Os denunciantes também podem ligar para o Disque Creas pelo número 75 99279 3178 O anonimato e a confidencialidade dos denunciantes serão garantidas.
A Secretária de ação social e cidadania, Arlene Santana, afirma que o compromisso da Prefeitura de Itaberaba é encorajar uma mudança de comportamentos da sociedade para que ela contribua ativamente com a eliminação do trabalho infantil e ajude a garantir a proteção dos direitos das crianças.
“A exploração da mão de obra e o abuso sexual de crianças e adolescentes é uma dilema social que precisamos enfrentar com coragem. A nossa estratégia é prevenir com ações educativas e denunciar qualquer forma de conduta criminosa contra a infância e adolescência. O São João é uma festa da alegria, por isso não vamos medir esforços para proteger a integridade física e emocional dos nossos jovens”, pontuou, Arlene Santana.
A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba, em parceria com o CREAS, o Conselho Tutelar e o CMDCA e os Creas, estará empenhada em criar um ambiente seguro e inclusivo durante o São João 2023 por meio de esforços coordenados.
Ascom: Itaberaba