Boa Vista do Tupim: No dia Internacional de conscientização sobre LER/DORT, secretaria municipal de Saúde alerta os trabalhadores sobre a lesão por esforço repetitivo
Dor localizada, formigamento, sensação de peso ou cansaço nos membros, entre outros sintomas, podem indicar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), também conhecida como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) .
Nesta quarta-feira (28/02) é celebrado o dia mundial de combate a essa síndrome.
A LER/DORT é causada pela realização de movimentos repetitivos que sobrecarregam músculos, tendões e articulações e podem provocar doenças como tendinite e bursite. Está ligada à atividade profissional, afetando desde pessoas que trabalham usando o computador até aquelas que carregam muito peso.
O diagnóstico é feito pelo médico a partir dos sintomas do paciente e exames. O tratamento pode incluir medicação, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Em Boa Vista do Tupim, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) recebe os pacientes com LER/DORT mediante encaminhamento por serviços da rede pública de saúde, e os direciona para a reabilitação. Também orienta os trabalhadores no ambiente profissional e faz a notificação dos casos na cidade.
Secom: BVTupim