Feira de saúde mental em Itaberaba teve atendimento multiprofissional gratuito e atividades lúdicas

 

A I Feira de Saúde Mental de Itaberaba foi realizada ontem (26) pela manhã no Ambulatório Psicossocial Diodato Francisco. A Feira realizada pela Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Saúde, contou com a parceria do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM), Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O evento que contou com a presença do secretário de saúde, João Rodrigues, teve início às 8h com atendimento multiprofissional especializado. Vários estandes foram montados na frente do ambulatório e, ao longo de toda manhã, equipes especializadas conversaram com o público e distribuíram materiais informativos. Os atendimentos psicológico e psiquiátrico aos pacientes do ambulatório seguiram normalmente.

O público que foi conhecer a Feira recebeu kits de saúde bucal, material informativo, e participou do “jogo da emoção”, uma atividade lúdica orientada pela psicóloga e coordenadora de Saúde Mental do município, Jaiane Oliveira.

“A ideia do jogo é ajudar as pessoas a conhecer, equilibrar e gerenciar suas emoções, é simples e pode ser feito em casa, a pessoa joga o dado para ver quantas casas ela vai saltar e qual pergunta ela tem que responder sobre ela, são perguntas e respostas sobre como ela reage em determinadas situações e sobre o que a pessoa gosta ou não”. Segundo, Jaiane, a dinâmica orientada também ajuda a conhecer as características e a identificar algum diagnóstico, além de ser um ótimo método terapêutico.

O propósito da I Feira de Saúde Mental foi contribuir para o autoconhecimento, estimular a boa qualidade de vida, facilitar a tomada de decisões e a solução de conflitos. O desafio é prevenir doenças como a depressão e o suicídio, que é a quarta maior causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos.

Durante a Feira também foi realizadas ações de combate e erradicação do trabalho infantil, prevenção à violência contra a mulher e proteção da saúde do trabalhador.

JORNALISMO SECOM ITABERABA
27 de outubro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo