Hospital Regional do Piemonte do Paraguaçu Jadiel de Almeida Mascarenhas finalmente devolvido ao povo

Serão 230 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população da região do Piemonte. 

Em grande concentração para celebração de culto em Ação de Graça, o prefeito Ricardo Mascarenhas entrega o tão sonhado Hospital Regional. O ato ecumênico foi realizado no largo do majestoso prédio do Hospital.

De acordo com o prefeito, este foi um dos momentos mais marcantes da sua vida -” Agradeço a Deus sobre todas as coisas, minha família, equipe, Governo do Estado e todos que se envolveram para realizar o sonho do itaberabense! Gratidão é inegociável, mesmo diante de qualquer percalço, ela se mantém inabalável! Itaberaba agora tem assistência em saúde de urgência de alta qualidade, depois de uma longa e triste espera de 15 anos! Só gratidão a todos que fizeram parte dessa história – É um sonho realizado.”

Um dos motivos que fez o prefeito Ricardo se empenhar na reativação do Hospital Regional foi justamente a carência do município em serviços de alta complexidade. Alguns dizem que se existisse à época esse serviço, poderia ter salvo a vida de seu pai em grave acidente, e a Câmara Municipal, ao nomear o Hospital Regional de ‘Jadiel Almeida Mascarenhas’, lembrou que foi o político que implantou a Saúde Plena em Itaberaba, e foi em sua gestão que o município se transformou em um Polo Regional de Saúde, para onde converge 13 municípios. Foi ele quem também implantou em sua gestão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“Em 2020 fui agraciado pela decisão da Câmara de Vereadores em batizar o HRI com o nome de meu pai, o saudoso Jadiel Mascarenhas e ficamos muito gratos com essa homenagem justíssima, porque meu pai sempre foi um defensor de Itaberaba, progressista e fez muito por essa cidade, tornando Itaberaba cidade pólo da região”Relembrou o prefeito Ricardo.

Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi totalmente reformada e ampliada. Serão 70 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto. Cerca de 90% dos recursos aplicados foram do Governo do Estado e 10% como contrapartida municipal. Para além da reforma e ampliação, o Governo do Estado enviou equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.

A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia. A unidade também terá leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias.

Serão 230 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população da região do Piemonte.

Participaram do evento representantes de diversas religiões, lideranças políticas, empresariais,  comerciais e jurídicas,  e moradores da cidade.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo