TODOS CONTRA DENGUE: CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO ESTÁ SENDO REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOA VISTA DO TUPIM

ESSA LUTA É DE TODOS NÓS. AJUDE A COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Boa Vista do Tupim, através da Vigilância Epidemiológica segue com os trabalhos de combate ao mosquito da dengue. Com o período das chuvas, o setor de endemias do município se mobiliza para fortalecer as ações de enfrentamento do mosquito, causador de diversas doenças e transtornos aos cidadãos e ao sistema de saúde.

Além das ações de monitoramento constante, estão sendo realizadas palestras e eventos de cunho educativo  nas escolas da zona rural e urbana de Januária. O objetivo é ajudar a população a compreender a importância das ações de prevenção, cuidados com o lixo e água parada para diminuir focos de reprodução do mosquito.

As pessoas que têm viagens planejadas, sejam elas para qualquer lugar, devem ficar atentas para os locais onde há concentração de número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A recomendação é que busquem informações com a Vigilância em Saúde do município de destino e adotem métodos de prevenção destas doença, entre eles, o uso de repelentes de acordo com as instruções descritas no rótulo da embalagem e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a eliminação de possíveis criadouros no local de hospedagem, a manutenção de portas e janelas fechadas e o uso de calças e camisas de manga comprida de preferência com cores claras para não atrair mosquitos.

Além da prevenção no deslocamento, a secretaria municipal de Boa Vista do Tupim, atenta para os cuidados com a residência durante a ausência dos moradores. “A orientação é não deixar objetos que acumulem água na casa fechada, nem expostos à chuva”. Outro alerta é direcionado aos moradores de imóveis com piscinas, nesses casos, os moradores devem solicitar a parentes e pessoas de confiança que tratem a piscina com cloro semanalmente.

Quem possui animais de estimação também precisa ter atenção redobrada. Caso não possa deixá-los aos cuidados de outro responsável, o tutor deve recorrer a alguém de confiança para visitas em dois períodos diários para alimentação e higienização dos recipientes e espaço dos animais. A água deve ser trocada diariamente e a vasilha deve ser lavada com o uso de uma bucha para limpeza.

A Secretaria de Saúde orienta que seja verificado o seu imóvel 10 minutos por semana e que seja realizado a eliminação dos potenciais criadouros, mantendo as calhas e ralos externos limpos e/ou fechados, em caixas d’água e latas de lixo, deixar os tonéis fechados e não manter pratos embaixo de vasos de plantas, lembrando que o mosquito procurará qualquer recipiente que acumule água para depositar seus ovos na parede deste recipiente, não diretamente na água.

O período de maior intensidade biológica do Aedes aegypti é entre outubro e abril, sendo que o período dos casos confirmados da doença permanece entre janeiro e julho, com maior pico entre abril e maio e de acordo com esses dados, a equipe de Controle da Dengue do município, realiza ações para evitar o disparo de casos da doença na cidade. As condições climáticas do Verão, com chuvas e altas temperaturas, junto ao deslocamento de pessoas nessa época são fatores que influenciam a alta do índice da doença.

Secom: BVTupim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo