Carnaval Cultural – Praça da Cultura terá edição especial neste sábado (25); conheça as atrações
A JJ Seabra será mais uma vez palco do projeto Praça da Cultura que acontece neste sábado (25) a partir das 15h. Idealizado pelo coletivo Candeeiro das Artes com apoio da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), o evento atraiu milhares de pessoas na última edição, e vem agora com título de Carnaval Cultural e com artistas que irão se apresentar pela primeira vez no projeto.
O Carnaval Cultural traz a estreia do axé da banda Swing Nagô que vai abrir a programação em um trio elétrico, a batucada do grupo Batukemjam, o ex participante do the Voice Brasil, Danilo Moreno, além da discoteca de DJ Pureza, e do músico e instrumentista Freelion com participação do músico Ramon Moraes e do baterista Fábio Azevedo. A tradicional marchinha de carnaval é outra opção para o público que vai poder curtir o som da Fanedi, a fanfarra estudantil de Itaberaba.
Assim como nas etapas anteriores, a 4ª edição da Praça da Cultura traz atrações literárias com lançamento de livros, recitais de poesias e cordéis. O escritor Davi Santos que vai lançar seu novo livro, Poesia com Cuscuz, e os poetas e atores Ernesto Jazade e Valéria Rocha apresentarão a Contadoria de Causos e Rimações de Alegria passeando pela cultura popular nordestina através de poemas de cordel.
Conheça mais sobre os artistas:
Danilo Moreno começou a sua carreira artística aos 15 anos cantando samba em um grupo criado por amigos chamado Nossa Intimidade. Passando por outros estados, por vários ritmos e funções, Danilo Moreno chama a atenção de todos por onde passa pelo seu enorme talento, pela versatilidade musical e pelo seu incrível dom de compor, tendo feito, aproximadamente, até maio de 2022, 92 composições. Após três tentativas, Moreno conseguiu participar do The Voice Brasil 10 (2020), em que fez parte do time de Claudia Leitte e teve muito destaque nas suas apresentações, chegando até a semifinal do programa. Atualmente, Danilo Moreno aposta na carreira solo, lançando canções autorais compostas ao longo da sua carreira, como no seu tão aguardado primeiro EP “Ressignificado”, o qual foi inspirado em grandes artistas da MPB, como Vander Lee, Djavan e Jorge Vercilo.
Freelion ou Sandro Mascarenhas, produtor musical, fomentador da arte e músico baiano, tem mais de 15 anos de estrada e em sua trajetória dividiu o palco com grandes artistas como Léo Santana, Majur, Pedro Pondé e grupos como Parangolé, Afrocidade e a Orquestra Reggae de Cachoeira.
Em 2018, com grande autonomia e liberdade, Freelion iniciou seu primeiro projeto solo de Música Instrumental Eletrônica, misturando frequências analógicas a batidas contemporâneas dançantes, com timbres originais criados através da mistura de sintetizadores com baixo, teclados, vocal, bases de bateria e escaleta. Simbolizado por um “leão livre” faz referência a liberdade musical, possibilitando a conexão através de feats com cantores e músicos, trazendo uma em cada parceira, uma nova experiência.
Nesta apresentação o projeto “Freelion Convida” contará com a participação do baterista itaberabense Fábio Azevedo que fez apresentações na Europa, e do artista Ramon Moraes que está como atual Secretário de Cultura do município de Itaberaba, e é cantor, compositor, licenciando em música popular brasileira pela Universidade Federal do Recôncavo baiano (UFRB). Ramon Moraes é também consultor em políticas públicas culturais e sempre contribui com sua arte para democratizar o acesso a cultura através do projeto Praça da Cultura da qual é um dos idealizadores.
Danilo Pureza, conhecido como DJ Pureza, cresceu na cidade de Salvador, Bahia, embalado pelas influências dos ritmos brasileiros e internacionais. Na adolescência demonstrou interesse pelo vinil e começou sua excursão pelo universo dos disc-jockeys. A partir de 2002 consolidou-se profissionalmente. Em 2005 com amigos, fundaram o MiniStereo Público Sistema de Som, primeiro sound system da Bahia, especializado em música jamaicana e suas vertentes. Recuperando velhos clássicos, unindo-os a novas melodias, encanta o público com hits esquecidos, mixando e remixando com as novas tendências musicais. Seu trabalho permeia a Música Negra Periférica, passeando por estilos como Samba, Afrobeats, Dancehall e Dembow adicionando células rítmicas de Afrohouse, Funk Favela, Trap e Pagodão. São sets cheios de energia e dançantes.
O grupo Swing Nagô foi fundado em 2022, em Itaberaba, e é composto por artistas da cidade que já vêm há anos realizando um trabalho solo. São eles: Bell Lima, Virna Moraes, Beto Araújo e Uillimans Almeida. A proposta do grupo é apresentar um repertório que passa pela Axé Music baiana, de canções clássicas do carnaval baiano aos grupos mais atuais.
O Batukemjam é um grupo percussivo e foi fundado em 2012 pela direção da Escola Municipal João Almeida Mascarenhas. O grupo fez parte do projeto Mais Educação do Governo Federal, e se mantém até hoje com apoio da Prefeitura de Itaberaba. É coordenado pelos professores e músicos Beto Araujo e Uillimans Almeida e conta com a participação de aproximadamente 30 alunos, todos jovens estudantes. O Batukemjam já se apresentou em diversas atividades culturais da região e estará na próxima edição do projeto Praça da Cultura.
A Contadoria de Causos e Rimaçôes de Alegria é uma apresentação repleta de causos, poemas e cordéis. Uma apresentação que passeia pela cultura popular nordestina, mostrando pela poesia os costumes e cultura de nosso povo. Durante a Contadoria a poetisa e o poeta Valéria Rocha e Ernesto Jazade declamam textos de autoria própria e de grandes autores da literatura popular nordestina.
Fundada em 10 de outubro de 2010, a Fanedi traz uma proposta educacional e social nos dias em que vivemos. A música e a dança são instrumentos de transformação e civismo, onde a ordem unida é a disciplina, visando sempre a arte e educação como objetivo principal do trabalho. A Fanedi já participou de vários campeonatos na Bahia, se consagrando com dois títulos de campeã e vice campeã. Em 2023 traz a proposta musical inovadora do projeto Fanedi onde o aluno terá aula de instrumentação musical Dança moderna e artística. As inscrições encontram- se abertas para receber alunos da Rede Municipal e Estadual a partir dos 10 anos de idade.
Seguindo a tradição, contaremos com a presença de Elton Magalhães na mediação do evento e fazendo as intervenções poéticas, com uma temática especial de carnaval. Elton Magalhães é poeta, cordelista, músico, mestre em Literatura e professor do Instituto Federal Baiano (campus Itaberaba). É membro do coletivo Candeeiro das Artes é um dos idealizadores da Praça da Cultura.
Fonte: SECON Itaberaba