I CONGETRAN reúne em Itaberaba diversos órgãos de trânsito; desafios inclui reduzir mortes por acidentes

Durante o I Congetran, o município de Itaberaba recebeu a certificação do Laço Amarelo

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, o município de Itaberaba sediou o I Congresso Nacional de Trânsito (Congetran), com o tema Mobilidade e Resultados: os desafios da gestão municipal de trânsito. A programação do evento teve palestras, peça teatral, minicursos e outras atividades  com intuito de discutir sobre os principais desafios para os gestores de trânsito nas cidades brasileiras.

Os temas mais abordados durante o I Congetran foram exatamente os que são considerados pelos órgãos e autoridades em gestão de trânsito como os principais desafios: reduzir as mortes e lesões por acidentes de trânsito através da gestão eficiente e da conscientização. Os gestores destacaram a atualização e aperfeiçoamento das competências técnicas dos gestores de trânsito no estado, com destaque para o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O I Congetran foi realizado pelo Conselho Estadual de Trânsito (Centran), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Itaberaba (SMTT). O evento aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães com a participação dos principais órgãos de trânsito da Bahia e do Brasil, entre eles, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Observatório Nacional de Segurança Viária, Banco Mundial, Fórum dos Órgãos de Trânsito da Bahia (Fotran) e a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), além da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Durante o I Congetran, o município de Itaberaba recebeu a certificação do Laço Amarelo, campanha realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV) que visa reduzir as mortes e lesões de trânsito no Brasil.

O evento foi aberto com a apresentação da peça teatral “No céu já tem anjos demais”, que alertou sobre os perigos do consumo de álcool associado ao volante, uma das principais causas de acidentes com lesões e mortes nas estradas brasileiras e um dos principais desafios para quem atua na gestão de trânsito. Outras causas recorrentes são falta de atenção, não obedecer a sinalização, exceder o limite de velocidade, ingestão de álcool ao dirigir e dormir ao volante por cansaço.

A mesa de abertura do I Congetran contou com a presença do do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, o superintendente da SMTT de Itaberaba e presidente do Fortran Bahia, Raul Jones, a presidente do Cetran bahia, Mag Gramacho, Maria Alice Nascimento, diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito.

Também fizeram parte da mesa de abertura o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel, o diretor de operações e tráfego da Seinfra Anselmo Calixto, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Diogo de Souza Meira, o comandante de policiamento da região da Chapada, Cel PM Marcelo Queiroz Pinto e o representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, Valério Bomfim.

Na palestra de abertura, Maria Alice Nascimento falou sobre a importância das cidades se adequarem à visão da mobilidade urbana moderna e sobre a necessidade de democratizar as vias com pistas exclusivas para ônibus coletivo, ciclistas, pedestres e veículos pequenos. A palestrante afirmou que o desafio é construir cidades seguras e saudáveis para as pessoas.

Em pronunciamento feito na abertura do evento, o prefeito Ricardo Mascarenhas anunciou investimentos no valor de R$600 mil em aquisição de transporte que será destinado à SMTT para agilizar ainda mais a gestão de trânsito no município e para o que ele classificou como proteção à vida.

Raul Jones afirmou que o desafio principal da gestão é reduzir os índices de mortes por acidentes de trânsito. O superintendente disse ainda que assume a presidência do Fortran Bahia com o mesmo objetivo e que terá como desafio promover a integração entre todos os órgãos municipais de gestão de trânsito das cidades baianas.

Ascom: Itaberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo