Sistema de tráfego de Itaberaba é referência para a Bahia segundo o Conselho Estadual de Trânsito
Em uma vistoria feita na última sexta-feira (4) na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o Conselho Estadual de Trânsito da Bahia (Cetran) avaliou como excelente a gestão do trânsito em Itaberaba. O Conselho observou critérios como engenharia de tráfego, fiscalização e operação de trânsito, coleta, controle e análise estatística de trânsito, redução de acidentes, lesões e mortes.
A presidente do Cetran Bahia, Mag Gramacho, se diz surpresa com a qualidade do sistema de trânsito do município e afirmou que Itaberaba pode servir de referência para outras cidades da Bahia. “A estrutura e a gestão que encontramos aqui nos surpreendeu. Itaberaba é uma das poucas cidades da Bahia que tem o setor próprio de engenharia de tráfego. Consideramos como excelente quando avaliamos quesitos como sinalização, inovação tecnológica, gestão efetiva e autonomia do órgão”, destacou a presidente.
O superintendente da SMTT, Raul Sampaio, destacou que um dos fatores responsáveis pelo bom desempenho do órgão é a autonomia e os investimentos em tecnologia e educação. “Itaberaba tem um sistema moderno de monitoramento através de câmeras e de agentes que atuam na rua, mas o mais importante é que o nosso trabalho foca na educação para um trânsito com menos acidentes, menos lesão e menos mortes. Quando reduzimos esses índices, economizamos também os custos com saúde”, disse o superintendente.
Raul Sampaio lembrou da Semana Nacional de Trânsito realizada em setembro deste ano pela Prefeitura Municipal através da SMTT. A campanha teve como tema “juntos salvamos vidas” e teve como objetivo conscientizar a população para a importância da educação no trânsito, a fim de proporcionar um trânsito mais responsável e mais seguro. Segundo, Raul, essas iniciativas servem para despertar a reflexão sobre o valor da vida, fortalecer o bem estar coletivo e o bom relacionamento no trânsito.
O Cetran faz o monitoramento anual em todas as 68 cidades baianas que estão integradas ao Sistema Brasileiro de Trânsito. O Cetran é o órgão colegiado normativo e consultivo que coordena o Subsistema de Trânsito do Estado, compõe o Sistema Nacional de Trânsito e tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, coordenação, normatização e julgamento de recursos administrativos do setor. O órgão também tem a missão de assegurar o cumprimento da legislação de trânsito, de forma articulada e integrada visando garantir que o trânsito flua em condições seguras para a promoção, valorização e preservação da vida.