Prefeitura de Itaberaba reafirma compromisso com o turismo sustentável e com a nova resolução da ONU para o setor
A partir da nova resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que passar a considerar o turismo como elemento fundamental para o desenvolvimento social e preservação da natureza, a Prefeitura de Itaberaba, por meio da Coordenação de Lazer e Turismo, reafirma o compromisso de continuar promovendo o turismo sustentável visando a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico regional.
Na resolução aprovada na Assembleia Geral, a ONU reconhece que o turismo é um dos segmentos econômicos mais afetados pela Covid-19. O documento, que foi entregue aos estados-membros na última semana de janeiro, destaca os desafios para superar a crise do setor e exige colaboração internacional e apoio financeiro para solucionar o problema.
A coordenadora de Lazer e Turismo do município de Itaberaba, Ediana Fernandes, declarou que a Prefeitura Municipal de Itaberaba está comprometida em promover o turismo sustentável e resiliente e implementar políticas públicas que visam a erradicação da pobreza e a proteção do meio ambiente.
“A partir de uma proposta de educação para o turismo sustentável, seguro e inclusivo, o município, atendendo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Plano Municipal de Turismo, cujo lema é ‘Se uma cidade é boa para quem nela vive, é boa para o turismo’, considera o setor turístico como força motriz da economia local porque incentiva o empreendedorismo, gera emprego e renda e contribui no combate a fome e na erradicação da pobreza”, afirma a coordenadora.
A resolução da ONU traz uma série de recomendações aos países integrantes a respeito do desenvolvimento do setor turístico e leva em conta outras resoluções e declarações que envolvem o assunto, contando inclusive com importantes aportes da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A coordenadora Ediana fernandes disse ainda que a Prefeitura Municipal de Itaberaba está engajada no cumprimento da resolução da ONU, através do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Turismo, e que os investimentos feitos na infraestrutura turística tem efeito não somente para geração de emprego, mas também na diversificação do turismo, por meio de alianças público-privada.
Nos últimos anos, Itaberaba deu passos importantes para o avanço do setor turístico. Em 2022 a cidade foi incluída no Mapa do Turismo, ferramenta utilizada pelo Ministério do Turismo que reúne o nome das cidades brasileiras com potencial turístico e estrutura adequada para desenvolver o setor. O município também promoveu encontro com os empresários dos meios de hospedagem para discutir melhorias para o setor e firmou parcerias com o MTur para oferecer cursos de qualificação.
Uma boa oportunidade para quem quer investir na área do turismo é o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Desenvolvimento Sustentável promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), por meio da Superintendência de Promoção e Serviços Turísticos e com a Superintendência de Educação à Distância (SEAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições para o processo seletivo estão abertas até às 23:59h do dia 03 de março (horário de Brasília-DF).
Ascom: Itaberaba