Prefeitura de Jequié e Polícia Militar realizam formatura do PROERD para 850 alunos do Sistema Municipal de Ensino

O momento foi destinado, também, à premiação das melhores redações escritas por estudantes das escolas municipais

Na manhã desta sexta-feira, 10, na Arena da Associação Atlética banco do Brasil (AABB), foi realizada a solenidade de formatura dos alunos do Sistema Municipal de Ensino, que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), uma parceria entre a Prefeitura de Jequié e o 19º Batalhão de Polícia Militar. Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Eliezer Eliezer Pereira, Fiim, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Educação, Elvia Sampaio; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Reinaldo Souza dos Santos; o comandante da CIPE Central, major Ricardo José Souza e Silva; o subcomandante do 19º Batalhão, e coordenador do PROERD, major Francisco Moreira; o subcomandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Leandro Vialto, representando o comandante, o tenente-coronel Bruno Fanelli; a diretora de Departamento de Projetos e Comunicação, Miriam Rotondano; a gestora escolar, Adriana Meireles, representando todas as diretoras das escolas municipais.

Participaram do evento, o capitão da Polícia Militar, chefe da Coordenação de Planejamento Operacional (CFO), Augusto José Almeida; o capitão Aristides Guimarães, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar; o capitão Michel Nascimento, comandante da Companhia Especial Tático Operacional (CETO); e os instrutores do PROERD, os cabos, Manoel Messias Lima e Lourinea Andrade.

O momento foi destinado, também, à premiação das melhores redações escritas por estudantes das escolas municipais, tendo como tema o PROERD, que foi ministrado em oito unidades escolares, atendendo 850 alunos, com o objetivo de desenvolver habilidades para a saúde e segurança pessoal dos estudantes, através das atividades que promovem a participação e a interação social nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza ao enfrentamento das dificuldades, abordando sobre os problemas que as drogas trazem, além de técnicas para se resistir às pressões dos colegas, técnicas de autocontrole, riscos e consequências, resistência ao bullying e valorização da vida.

“Droga é uma droga! Precisamos combater a droga, que é esse flagelo que gera a criminalidade. Agradeço aos professores, esse é o momento que nós, policiais militares, nos tornamos professores e vamos para a sala de aula junto com as crianças para transformar os estudantes em futuros adultos comprometidos. O PROERD visa incluir a nossa juventude na sociedade, buscando dar a criança ferramentas para que ela possa compreender que a droga faz mal, que a droga é ruim, que a droga vai interferir nas suas decisões e, automaticamente, a criança busque o melhor para si.”, disse o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Reinaldo Souza dos Santos.

“Parabenizo os nossos estudantes que participaram do Programa, acreditando que a prevenção ao uso de drogas e práticas contra a violência é o melhor caminho para que os nossos estudantes se tornem cidadãos responsáveis e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, sem drogas e sem violência. Esperamos que nossos alunos coloquem em prática tudo o que aprenderam durante a execução do programa nas escolas e que sejam multiplicadores de todo o conhecimento. Reforçamos junto ao 19º Batalhão de Polícia Militar, o nosso compromisso e parceria para o fortalecimento do PROERD nas escolas municipais, por compreender que o programa, ao trabalhar com a conscientização dos problemas ocasionados pelo uso das drogas, colabora para a valorização da vida dos nossos educandos, para o aumento da autoestima e reflexão dos valores morais. O PROERD possui o impacto altamente positivo na Educação e inclusão social, levando envolvimento, conscientização e mobilização dos nossos estudantes.”, destacou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.

Secom: Jequié

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo