Prefeitura de Jequié implementa projeto de combate ao racismo nas escolas do Sistema Municipal de Ensino
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, aderiu ao projeto que auxilia a ampliação do debate sobre o racismo no ambiente escolar. Denominado de “Nossa Querida Bia – Enfrentamento ao Racismo desde a Infância”, iniciativa é da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPESSI) da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contando com a contribuição de professores especialistas em relações étnico-raciais, que vêm implementando a ação “Infância sem racismo: por uma educação antirracista,” em parceria com outras instituições de ensino público e privado da Bahia.
O projeto vem sendo executado nas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino que atendem a pré-escola, Fundamental I, II e a na modalidade da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), com a abordagem temática, tomando como base a leitura da obra “Nossa Querida Bia”, personagem de uma garota negra, consciente de seu espaço na sociedade. A partir do livro, utilizando-se de estratégias pedagógicas, os estudantes realizam diversas atividades, como produções textuais e culturais, audiovisuais, criação de murais, exposições, círculos de Educação, palestras, intercâmbio entre os estudantes das escolas municipais e estaduais, oportunizando momentos de reflexão e troca de experiências, como parte da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB).
De acordo com a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, o projeto é muito importante para a formação dos estudantes das turmas da pré-escola, do ensino Fundamental I, II e EPJAI.
“Nós temos uma dedicação enorme com essa questão do racismo no ambiente escolar e na sociedade. Por isso, temos nos empenhado muito para não deixar que questões como essa alimentem raízes entre nossos estudantes, nem gerem bullying e, muito menos, violência! O espaço da escola deve ser, sempre, democrático, como é a vida, todos devendo respeitar aos colegas e manter uma relação harmoniosa, mesmo que existam diferenças. A Secretaria de Educação aderiu ao projeto, entendendo como uma temática essencial no currículo escolar, conforme preconiza a meta 22 do Plano Municipal de Educação, Lei nº 1957/2015.”, destacou a secretária de Educação, a professora, Elvia Sampaio.