Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Itaberaba acontece esta semana de 21 a 25/08 com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva apresentam dificuldades em interações sociais, de compreensão e de raciocínio lógico. Já a deficiência múltipla é caracterizada pela associação entre diferentes tipos de deficiência, como as intelectuais e físicas.

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Itaberaba realiza entre os dias 21 e 25 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. O evento, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde da prefeitura, busca conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo a inclusão e fortalecendo os laços entre a comunidade .

A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, a semana começou com uma sensibilização sobre o tema nas rádios da cidade, com a participação de coordenadoras e especialistas da Educação Especial.

A campanha continuou com a Caminhada pela Inclusão Social, partindo da Escola Novo Tempo até o Centro da Escola Viriato, como um símbolo de solidariedade e apoio.

Na terça-feira (22) às 9h a Prefeitura inaugura na Escola de Tempo Integral Moisés Ribeiro mais uma Sala de Recursos Multifuncional para atender aos alunos com deficiência no município.

Na quarta-feira (23) às 14h, na Estação da Cidadania em Itaberaba terá a exibição do documentário “Cordas” e o depoimento do Coordenador da Estação da Cidadania em Itaberaba, Jucelio dos Santos Lopes sobre o cotidiano da pessoa com deficiência física.

Na quinta-feira (24) às 14h a Secretaria de Ação Social e Cidadania também vai realizar uma roda de conversa sobre o Benefício de Presta Prestação Continuada e sobre o Projeto de Lei 54.86/2020 que institui o uso de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas ou invisíveis que podem não ser percebidas de imediato (TEA, surdez,  transtorno de déficit de atenção, deficiência intelectual, doença de Crhon e demência). O bate-papo acontece também na Estação da Cidadania.

Nos dias 23 e 24 a programação da semana inclui também o Dia D no Centro de Educação em Reabilitação (CER), com sessões de musicoterapia, treino aeróbico, oficina de pintura e teatro , além de atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas escolas municipais.

O CER vai realizar também oficina de corte de cabelo e sobrancelha, sorteio de brindes e palestras com Centro de Especialidades Odontológicas. A ideia é expandir o tema e garantir a inclusão de usuários e cuidadores já que também fazem parte do processo da reabilitação dos usuários.

O CER oferece atendimento para crianças prematuras, com síndrome de Down, crianças com síndrome de Guillanin-Barré, TDAH, autismo, AVC, mau de Parkinson, mal de Alzheimer no município de Itaberaba.

Também na quinta-feira  (24) outra atração é a Exposição de Artes Visuais “Rota no Olhar – Incluir com Arte”, no Ceape, uma oportunidade de apreciar o talento artístico e as expressões únicas das pessoas com deficiência.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social construindo uma sociedade mais inclusiva

Itaberaba atende hoje a 675 alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede municipal de educação com o apoio do Centro de Apoio Pedagógico à Educação Especial. Os alunos matriculados nas escolas do município são acompanhados pela Secretaria de Saúde através do CER e entram também para o grupo prioritário da Secretaria de Ação Social das famílias assistidas pelas políticas da Secretaria de Ação Social.

O município conta com 21 salas de recursos instalados nas escolas municipais, sendo 6 em escolas localizadas na zona rural. Para as escolas que ainda não possuem salas de recursos, o município dispõe de 25 professores com especialização em Educação Inclusiva que atende de forma itinerante.

O município também oferece transportes para os alunos com deficiência e 228 profissionais de apoio para dar suporte a esses estudantes. Os profissionais de apoio são fundamentais no dia a dia das escolas. São eles que auxiliam os alunos nas atividades pedagógicas orientadas pelos professores.

JORNALISMO SECOM ITABERABA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo