Confira o calendário do Dia Internacional da Mulher em Itaberaba e os dados do combate a violência doméstica no município

A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), estará realizando durante o mês de março uma série de atividades que integram o calendário do “Março Mulher: Juntas cuidamos umas das outras”. A programação faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 08 de Março, e que marca a luta pelos direitos das mulheres e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para marcar o início das manifestações deste ano, o prefeito Ricardo Mascarenhas fará nesta sexta-feira (8), a partir das 8h, uma homenagem ao Dia da Mulher com café da manhã que será oferecido para as servidoras do município no pátio da Prefeitura de Itaberaba. Um stand com distribuição de material informativo estará disponível durante o encontro.

No dia 09, às 8h é a vez do Sábado Letivo na Escola Municipal Darcy Ribeiro em Comemoração do Dia da Mulher com palestra sobre a Importância da Rede de Proteção da Mulher em Itaberaba e distribuição de material informativo.

Na próxima segunda-feira (11), às 8h15, a equipe do CRAM e a Delegada do Núcleo Especializado de Apoio à Mulher, Elizani Pedrosa participam do programa Conexão Verdade da Rádio Rosário FM para falar sobre os serviços ofertados no enfrentamento à violência contra a mulher.

A Câmara Municipal vai receber outro evento do Cram em parceria com a Rede de Proteção à Mulher na próxima quarta-feira (13) às 8h30. A Psicoterapeuta e Sexóloga Luana Carvalho irá ministrar palestra com tema “MARÇO MULHER: Juntas cuidamos umas das outras”. Ainda pela manhã terá um momento cultural.

Na quinta-feira (14) às 8h30, a equipe do Cram fará uma atividade na WANTEL voltada para colaboradoras da empresa, com o tema “Violência Contra a Mulher”.

Também terá atividade na Sala de Espera da UBS do Bairro Oriente no dia 20/03 às 8h30 para falar sobre os serviços ofertados pelo CRAM.

As mobilizações são uma forma de promover uma reflexão acerca das condições das mulheres, não só com relação à violência física, mas também à violência emocional e psicológica, e também sobre as desigualdades de gênero no mundo do trabalho, na política e no ambiente doméstico.

Sobre enfrentamento à violência, houve uma avanço no município de Itaberaba com a implantação do Núcleo de Atendimento Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) em dezembro de 2023 e a Ronda Maria da Penha que atua no município desde 2021.

De acordo com os dados da Ronda Maria da Penha em Itaberaba, só em 2023 já foram realizadas 309 fiscalizações de medida protetiva. Os policiais da Ronda já receberam 1037 contatos telefônicos e realizaram 790 rondas, 85 acompanhamentos com o Ministério Público Federal e 2 afastamentos de lar. A Ronda Maria da Penha atua apenas nos casos em que a justiça já determinou medidas protetivas.

As vítimas de violência doméstica familiar são acompanhadas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, o CRAM, que em 2023 acompanhou 73 casos este ano até agora já são 12 casos.

O Cram oferece Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico através de uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para auxiliar na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico, orientar sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência, e articular com outras instituições o acesso de mulheres aos programas de educação formal e não formal e os meios de inserção no mundo do trabalho.

O Cram fica localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 220. Para pedir ajuda é só ligar para o número 75 99254 6157. Para registrar denúncia é só ligar para 180 ou 190

 

JORNALISMO SECOM ITABERABA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo