UPB integra Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas lançado pelo governo.

A diretora da entidade e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, será membro titular do Comitê

A União dos Municípios da Bahia (UPB) vai integrar o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise) instalado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19) durante reunião realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Salvador. Na oportunidade a UPB foi representada pela diretora Kitty Guimarães, prefeita de Taperoá, que vai atuar nas reuniões, ações e planejamento como membro titular do Cise. Na ocasião, o governador apresentou o plano de ações Escola Segura e deixou espaço aberto para sugestões.

O Cise tem o objetivo de integrar órgãos, entidades da administração pública, e representantes da sociedade civil, para uma atuação conjunta de políticas de segurança em unidades escolares. “A gente precisa trabalhar o ser humano porque os agressores fazem parte de famílias e é o trabalho em conjunto que vai ajudar a solucionar a questão”, disse a prefeita Kitty Guimarães.

“Quero fazer aqui um chamamento, um mutirão ao povo baiano para que nos ajude. Não divulguem fake news, não se pode divulgar mentira, a gente não pode brincar com a escola. Brincar com qualquer tipo de ameaça com a escola é ato criminoso e quem fizer vai responder com a polícia. Nossa polícia está atenta a isso. Eu não gostaria de tratar a escola com debate em torno da polícia, da segurança pública. Mas, está sendo preciso”, declarou Jerônimo, que reforçou que os trabalhos do Cise atendem às redes pública e particular de ensino.

Cabe ao Cise propor, implementar e monitorar medidas estruturadas na forma de Plano de Ação, com definição de metas de resultado e indicadores de monitoramento, atuando em cinco eixos: Ações Transversais de Governo; Saúde Escolar; Formação; Mais Cultura Corporal, Arte, Saúde e Aprendizagem; e Mobilização e Engajamento. As reuniões ocorrerão na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, na capital, e a primeira está marcada para esta quinta-feira (20), às 14h.

Além da UPB as outras instituições que também integram o Comitê são: Polícia Federal (PF), Ministério Público da Bahia (MPBA), Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPEBA), Ordem dos Advogados da Brasil (OAB)- Seção Bahia, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), universidades e institutos federais, sindicatos, união de estudantes, dentre outras entidades.

O Cise é presidido pela Secretaria da Educação (SEC), e sua estrutura de governo é formada também pela Casa Civil; Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria de Comunicação (Secom); a SSP junto com Polícia Civil da Bahia (PCBA); Departamento de Polícia Técnica (DPT); Polícia Militar da Bahia (PMBA); e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA); Coordenação Geral de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais (Serim); Conselho Estadual de Educação da Bahia; e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Fonte: UPB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo